Pedagogia universitária e formação docente: em foco o programa Ciclus

Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos, Valeska Maria Fortes de Oliveira

Resumo


A formação do professor é um processo contínuo que ocorre de maneira singular para cada docente, possuindo uma forma de acordo com as experiências que este vivencia. Cada docente é responsável por sua formação que através de experiências, tanto profissionais como pessoais, mobilizam saberes e fazeres que configuram sua prática educativa. É nesta perspectiva que é apresentado este trabalho que origina-se de uma pesquisa desenvolvida a partir de um convênio entre Brasil e Portugal, sobre a formação de professores atuantes no ensino superior, tendo como objetivo o conhecimento das significações dos professores universitários em relação ao seu papel docente e seu processo formativo. Essa pesquisa de cunho qualitativo se baseia na abordagem teórico- metodológica História de Vida, enfocando a trajetória profissional e os processos formativos dos docentes que estão fazendo parte do Programa CICLUS da Universidade Federal de Santa Maria. Essa investigação/formação vem produzindo através da compreensão da experiência instituída de formação dos professores iniciantes na carreira universitária, resultados sobre os processos de ensino aprendizagem na docência no ensino superior através de seus participantes oriundos de diferentes áreas de conhecimento.


Palavras-chave


Higher education pedagogy; education; teaching.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464443055

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar