Ciências da educação: especificidade epistemológica, objetividade e prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438219Parole chiave:
Ciências da Educação, Prática Pedagógica, Formação HumanaAbstract
O artigo busca discutir as ciências da educação a partir de duas compreensões existentes nas discussões acadêmicas sobre o assunto: a ideia de enxugamento do estudo de tais ciências em favor do treinamento de habilidades necessárias para a prática educacional e em contraponto, a defesa da importância dessas ciências para a formação de educadores capazes de uma compreensão mais fundamentada da complexidade do fenômeno educacional, seja como processo individual, seja do ponto de vista social. Destaca dois momentos significativos na história do estudos pedagógicos através da referência a dois autores clássicos, a saber, Herbart e Dewey, analisando as questões de princípios, formatos e finalidades das ciências da educação no contexto atual, levando em conta as transformações sócio-política-econômicas mais recentes e o seu significado para a organização do sistema educacional, também nos seus aspectos pedagógicos. Conclui que se defendemos que a educação não tem apenas finalidades mercadológicas, mas também sociais, culturais e humanas, as ciências da educação deveriam se voltar para as demandas do mundo da vida, podendo encontrar na conversação discursiva a possibilidade de continuar cumprindo com o seu papel diante dos desafios sempre novos da formação humana.
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