Education sciences: epistemological specificity, objectivity and pedagogical practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438219

Keywords:

Education Sciences, Pedagogical Practice, Human formation.

Abstract

This article seeks to discuss the education sciences from two understandings in the academic discussions on the subject: the idea of reducing the study of such sciences in favor of training in skills necessary for educational practice and, as a counterpoint, the defense of the importance of these sciences for the formation of educators capable of a more informed understanding of the complexity of the educational phenomenon, either as an individual process or from the social point of view. It highlights two significant moments in the history of pedagogical studies through reference to two classical authors, namely Herbart and Dewey, analyzing questions of principles, formats and purposes of the education sciences in the current context, taking into account more recent socio-political-economic transformations and their import for the organization of the educational system, also in its pedagogical aspects.   It concludes that if we defend that education has not only marketing, but also social, cultural and human purposes, the education sciences should turn to the demands of the world of life, perhaps finding in the discursive conversation the possibility of continuing to fulfill its role in face of the ever-new challenges of human formation.

Author Biographies

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Professora associada do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação, estudos comparados, formação de professores, ciências da educação e filosofia da educação. É coordenadora do GEFFOP - Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores; vice-coordenadora do REPES: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior; e pesquisadora do grupo: ?Formação Cultural, Hermenêutica e Educação", todos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Publicou diversos artigos em anais, livros e revistas de circulação nacional e internacional. Foi editora adjunta das Linhas Críticas - Revista da Faculdade de Educação da UnB (números 32 a 40 - 2011 a 2013). Membro do Comitê Gestor de Iniciação Científica (ProIC/DPP/UnB) de 2013-2016.

Benedetta Bisol, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Possui laurea em Filosofia (Università degli Studi di Padova, Itália - 1998), doutorado em Filosofia (Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha, 2008) e habilitação para a docência de filosofia moral (abilitazione scientifica nazionale, Itália - 2014). Tem experiência na área de filosofia (filosofia moral e política, bioética e ética da tecnologia). Atualmente é professora visitante do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UnB. A sua pesquisa atual foca no nexo entre política e educação, abordando a questão do reconhecimento como problema da construção (e descostrução) do imaginário cultural, político e social, assim como elemento constituinte dos conflitos e das lutas ligados aos processos de reconhecimento no plano institucional e social. Do ponto de histórico-filosófico, a pesquisa envolve a conceituação moderna da imagem, da imaginação e do imaginário (com referência a autores como Giordano Bruno, Galileu Galilei, René Descartes, Giambattista Vico e Johann G. Fichte), o pensamento utópico e as suas críticas, assim como o debate moderno e contemporâneo sobre reconhecimento, formação e educação. No contexto das atividade do recém-constituído grupo de trabalho "Imaginário e território" (FIL-UnB), em colaboração com PIBID FIL UnB e o pesquisador Dr. Luca Mori (universidade de Pisa, Itália), está trabalhando no planejamento de um ciclo de oficinas, intitulado "A quem pertence a cidade?", a ser realizado em escolas do Ensino Médio do DF. A atividade visa, no seu plano geral, tanto contribuir à discussão sobre a função da filosofia para a formação dos jovens, como produzir materiais didáticos, destinados principalmente aos docentes de à filosofia do Ensino Médio, constituindo-se, ao mesmo tempo, como a primeira etapa de um estudo sobre o imaginário territorial dos jovens brasileiros.

References

ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia de. Filosofia da educação. São Paulo, Ed. moderna, 1996.

BACHELARD, Gaston. A Epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2006.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

CAMBI, Franco. Introduzione alla filosofia dell´educazione. Roma-Bari: Laterza, 2008.

CENCI, Angelo; DALBOSCO, Cláudio.; MUHL, Eldon(Org.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: EDUPF, 2009.

CHARLOT, Bernard. Les sciences de l'éducation en France: une discipline apaisée, une culture commune, un front de recherche incertain. In: HOFSTETTER, Rita (org.) Le pari des sciences de l’éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2001, p. 147-167.

CRIBLEZ, Lucien. Entre profession et discipline : à propos du statut des sciences de l'éducation en Suisse. In : HOFSTETTER, Rita. (org.). Le pari des sciences de l'éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2001, p. 169-201.

DALBOSCO, Cláudio. Uma leitura não tradicional de Johann Friedrich Herbart: autogoverno pedagógico e posição ativa do educando. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

DEPEAPE, Marc. La recherche expérimentale en éducation de 1890 à 1940: Les processus historiques sous-jacents au développement d'une discipline en Europe de l'Ouest et aux États-Unis. In :

HOFSTETTER, Rita (org.). Le pari des sciences de l'éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2001, p. 29-56.

DIAS de CARVALHO, Adalberto. Epistemologia das ciências da educação. 4 ed. Porto: Biblioteca das ciências do homem, 2002.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. v. 2, Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1993.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan/febr. 2007.

FLICKINGER, Hans-Georg. Fontes de conflito da pedagogia contemporânea. In: MÜHL, Eldon; GOMES, Luiz Roberto; ZUIN, Antônio Álvaro (Orgs). Teoria Crítica, filosofia e educação: homenagem a Pedro Goergen. Passo Fundo: Ed UPF, 2014.

FLICKINGER, Hans-Georg. Herança e futuro do conceito de formação (Bildung). Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 114, p. 151-167, jan/mar. 2011.

GOERGEN, Pedro. Bildung ontem e hoje: restrições e perspectivas. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo. v. 24, n. 3, p. 437-451, 19 dez. 2017.

GRUSCHKA, Andreas. Adeus Pedagogia? O fim das fronteiras da relação pedagógica e a perda da função da pedagogia. In:

LASTÓRIA, Luiz Antônio; ZUIN, Antonio; GOMES, Luiz Robertto;

GRUSCHKA, Andreas. Teoria Crítica: escritos sobre educação. Contribuições do Brasil e da Alemanha. São Paulo: Nankin, 2015.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Lisboa: Edições 70, 2007.

HERBART, Johann Friedrich. Allgemeine Pädagogik, aus dem Zweck der Erziehung abgeleitet (1806). In: ASMUS, W. (org.) Pädagogische Schriften. (v. 2). Düsseldorf/München: Verlag Helmut Küpper Vormals Georg Bondi, 1965.

HILGENHEGER, Norbert. Johann Herbart. Recife: Editora Massangana, 2010.

HOFSTETTER, Rita. Educational Sciences: Evolutions of a Pluridisciplinary Discipline at the Crossroads of other Disciplinary and Professional Fields. British Journal of Educational Studies 60 (4): 317-335, 2012.

LANDERER, Christoph., HUEMER, Wolfgang H. Johann Friedrich Herbert. In: LAPOINTE, Sandra. (org.). Philosophy of Mind in the Nineteenth Century. London & New York, Routledge, p. 60-76, 2018.

LENOIR, Yves. O utilitarismo de assalto às ciências da educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 159-167, jul./set. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para que? São Paulo: Cortez, 2013.

MARS, Neil. A Legitimidade das Ciências da Educação: A Investigação Científica e o Pensamento Humanitário nas Mudanças Educativas e Sociais. 22 Lions Bookstore, 2017.

MAZZOTTI, Tarso; OLIVEIRA, Renato José. Ciência (s) da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MELLOWKI, M´hammed.; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 537-571, maio/ago. 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. Panorama atual da didática no quadro das ciências da educação: educação, pedagogia e didática. Pedagogia: ciências da educação? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil: 1930/1973. 8a ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru; SP: EDUSC, 2001.

SCHURMANN, Marie-Noëlle. (2001). Les sciences de l'éducation : fantôme, agrégat, prototype ou idéal-type ? In : HOFSTETTER, Rita. (org.). Le pari des sciences de l'éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, p. 205-226.

STICHWEH, Rudolf. Profession und Disziplinen: Formen der Differenzierung zweier Systeme beruflichen Handelns in modernen Gesellschaften. In: JÜTTING, Klaus; HARNEZ, Dieter; KORING, Bernhard (orgs.) Professionalisierung der Erwachsenenbildung. Bern: Lang, 1987, p. 210–267.

STICHWEH, Rudolf. Wissenschaft, Universität, Profession: Soziologische Analysen. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1994.

TEIXEIRA, Anísio. Educação e o mundo moderno. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.

TENORTH, Heinz-Elmar. Bildungstheorie und Bildungsforschung, Bildung und kulturelle Basiskompetenzen – ein Klärungsversuch, auch am Beispiel der PISA-Studien. Zeitschrift für Erziehungswissenschaft. Volume 19, Supplement 1, p. 45–71, October 2016.

TENORTH, Heinz-Elmar. Evidenzbasierte Bildungsforschung vs. Pädagogik als Kulturwissenschaft – Über einen neuerlichen Paradigmenstreit in der wissenschaftlichen Pädagogik. In: Nevelestudomany, 2014, 3, p. 5-21.

TENORTH, Heinz-Elmar. Les sciences de l'éducation en Allemagne: Un cheminement vers la modernité entre science, profession enseignante et politique. In : HOFSTETTER, Rita (org.). Le pari des sciences de l'éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2001, p. 117-145.

Published

2019-12-17

How to Cite

Devechi, C. P. V., & Bisol, B. (2019). Education sciences: epistemological specificity, objectivity and pedagogical practice. Education, 44, e92/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644438219