Interdiciplinariedade no ensino de ciências: Reflexões e desafios de licenciandos em Ciências da Natureza

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644466478

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Formação, Interdisciplinaridade.

Résumé

Investigou-se reflexões e desafios de licenciandos em ciências da natureza em meio à realização de sequências didáticas potencialmente interdisciplinares no âmbito de programa de residência pedagógica, entre os anos de 2018 e 2020. Participaram do estudo nove licenciandos do curso de licenciatura em ciências da natureza, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Senhor do Bonfim, Bahia. As sequências foram realizadas em duas instituições escolares: numa escola municipal que fica localizada na zona rural do município de Campo Formoso e numa escola da zona urbana localizada em Senhor do Bonfim. A coleta de dados foi realizada por meio de análise de conteúdos provenientes de respostas dos licenciandos participantes às entrevistas e a questionário. As análises geraram as seguintes categorias: 1) Ações potencialmente interdisciplinares; 2) Reflexões sobre modificações da proposta; 3) Desafios e dificuldades. Observou-se preocupações com metodologias de ensino, interação com professores, adaptações no tempo escolar e engajamento dos estudantes das escolas.

Bibliographies de l'auteur-e

Rayane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Licencianda em Ciências da Natureza

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Possui experiência em educação/ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Didática, Ensino de Ciências, Formação de professores, Interdisciplinaridade.

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Publié-e

2023-03-13

Comment citer

Silva, R. F. da, & Shaw, G. S. L. (2023). Interdiciplinariedade no ensino de ciências: Reflexões e desafios de licenciandos em Ciências da Natureza . Educação, 48(1), e7/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644466478

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