Interdiciplinariedade no ensino de ciências: Reflexões e desafios de licenciandos em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466478

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação, Interdisciplinaridade.

Resumo

Investigou-se reflexões e desafios de licenciandos em ciências da natureza em meio à realização de sequências didáticas potencialmente interdisciplinares no âmbito de programa de residência pedagógica, entre os anos de 2018 e 2020. Participaram do estudo nove licenciandos do curso de licenciatura em ciências da natureza, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Senhor do Bonfim, Bahia. As sequências foram realizadas em duas instituições escolares: numa escola municipal que fica localizada na zona rural do município de Campo Formoso e numa escola da zona urbana localizada em Senhor do Bonfim. A coleta de dados foi realizada por meio de análise de conteúdos provenientes de respostas dos licenciandos participantes às entrevistas e a questionário. As análises geraram as seguintes categorias: 1) Ações potencialmente interdisciplinares; 2) Reflexões sobre modificações da proposta; 3) Desafios e dificuldades. Observou-se preocupações com metodologias de ensino, interação com professores, adaptações no tempo escolar e engajamento dos estudantes das escolas.

Biografia do Autor

Rayane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Licencianda em Ciências da Natureza

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Possui experiência em educação/ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Didática, Ensino de Ciências, Formação de professores, Interdisciplinaridade.

Referências

AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n.1, p.139-154, 2007.

BASSO, Fabiane Puntel; ABRAHAO, Maria Helena Menna Barreto: Atividades de ensino que desenvolvem a autorregulação da aprendizagem. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 495-512, abr./jun. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de ciências fundamentos e métodos. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 29-42, p. 113-154.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2006.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; VARELLA, Ana Maria Ramos Sanchez; ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Interdisciplinaridade: Tempos, Espaços, Proposições. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.3, n.11, set./dez., 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade, v. 1, p. 9-17, 2015.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FEISTEL, Roseli Adriana Blümke.; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências naturais e matemática: algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Anais... Florianópolis, 2009. 1 CD-ROM.

FERREIRA, MARINÊS VERÔNICA; MUENCHEN, CRISTIANE; AULER, DÉCIO. Desafios e potencialidades em intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática. Revista Ensaio - Belo Horizonte - v.21 - e10499 – 2019.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA., 1976.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. Edições Loyola, São Paulo. 2002.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PRAIA, João Felix; CACHAPUZ, António Francisco Carrelhas; GIL-PÉREZ, Daniel. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, v. 8, n.1, p.127-145, 2002.

SANTOS, Armando Gil Ferreira et al. A formação de professores de ciências na perspectiva interdisciplinar sobre a flutuação para vida no planeta: pelos caminhos da co-docência. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.21, p. 1- 20, 2019.

SHAW, Gisele Soares Lemos. Dificuldades da interdisciplinaridade no ensino em escolas públicas e privadas: Com a palavra, os educadores. Revista Cenas Educacionais, Caetité, v. 1, n.1, p 19 – 40, jan/jun., 2018.

SHAW, Gisele Soares Lemos; ROCHA, João Batista Teixeira. Tentativa de construção de uma prática docente interdisciplinar em ciências. Experiências em Ensino de Ciências – V12, No. 1, p. 95 – 133, 2017.

SHAW, Gisele Soares Lemos; ROCHA, João Batista Teixeira. Os sentidos da interdisciplinaridade através dos olhares de licenciandas em ciências da natureza: Uma experiência no estágio. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, p.1, p.13-35, abril, 2018.

SHAW, Gisele Soares Lemos; ROCHA, J. B. T. Visões de professores e estudantes de licenciatura e os desafios da interdisciplinaridade no ensino de ciências. Vidya, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 73-89, jan./jun., 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Silva, R. F. da, & Shaw, G. S. L. (2023). Interdiciplinariedade no ensino de ciências: Reflexões e desafios de licenciandos em Ciências da Natureza . Educação, 48(1), e7/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644466478

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.