A Performance da Oralidade Docente

Autores

  • Gilberto Icle UFRGS
  • Marcia Dal Belo Fundação Municipal de Artes de Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413936

Palavras-chave:

Performance, Docência, Educação

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644413936

Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiando-se em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro.  Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professo poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.

Biografia do Autor

Gilberto Icle, UFRGS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do RS onde é professor adjunto no Departamento de Ensino e Curriculo e no Programa de Pós-graduação em Educação

Marcia Dal Belo, Fundação Municipal de Artes de Montenegro

Márcia Pessoa Dal Bello é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É coordenadora pedagógica da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. É membro do GETEPE-Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance. É editora da Revista da FUNDARTE.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Icle, G., & Dal Belo, M. (2014). A Performance da Oralidade Docente. Educação, 39(3), 529–540. https://doi.org/10.5902/1984644413936

Edição

Seção

Dossiê: Performance e Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.