“Além de viados, vocês dois acham que vão ser o que na vida?”: (re)conhecimento e representativade LGBTQIA+ na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489069

Palavras-chave:

Educação Básica, Imagens e Narrativas, Reconhecimento, Representação e Representatividade LGBTQIA

Resumo

A partir dos estudos sobre gênero e sexualidade de Berenice Bento, Guacira Lopes Louro, Judith Butler e Michel Foucautl   e na concepção de corpo-território de Eduardo Miranda discute-se nesse artigo os movimentos de representação,  representatividade e (re)conhecimento provocados e produzidos por professores/as LGBTQIA+ na Educação Básica e que, de alguma forma, (des)configuram imagens e apresentam outras narrativas do corpo LGBTQIA+ para os/as estudantes. Por meio da Entrevista Narrativa e da escrita de autorretratos, seis professores/as transviados/as do estado da Bahia relatam suas histórias de vida-formação-profissão dando foco aos movimentos de representação e representatividade de seus corpos nas instituições escolares e as reconfigurações de suas práticas diantes de situações provocadas pelo gênero e sexualidade dissidentes.  Os resultados apontam que esses docentes constroem suas identidades escolares atravessadas por sentimentos de medo, angústias e recuos, mas também que suas corporalidades (re)existem e funcionam como amparo para aqueles/as que se reconhecem nelas e habitam o corpo-território-LGBT+ na docência.

Biografia do Autor

Janivaldo Pacheco Cordeiro, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com período de estágio doutoral no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB) e mestre em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Atua como professor de Matemática do Ifes (Campus Vitória) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) . Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Diferença e Inclusão (DevirES. Integrante do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO - Uneb), e participa do Grupo de discussão Retóricas do Poder (Gerpor - UnB).

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Cordeiro, J. P. (2025). “Além de viados, vocês dois acham que vão ser o que na vida?”: (re)conhecimento e representativade LGBTQIA+ na docência. Educação, 50(1), e94/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644489069