“Além de viados, vocês dois acham que vão ser o que na vida?”: (re)conhecimento e representativade LGBTQIA+ na docência
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644489069Mots-clés :
Educação Básica, Imagens e Narrativas, Reconhecimento, Representação e Representatividade LGBTQIARésumé
A partir dos estudos sobre gênero e sexualidade de Berenice Bento, Guacira Lopes Louro, Judith Butler e Michel Foucautl e na concepção de corpo-território de Eduardo Miranda discute-se nesse artigo os movimentos de representação, representatividade e (re)conhecimento provocados e produzidos por professores/as LGBTQIA+ na Educação Básica e que, de alguma forma, (des)configuram imagens e apresentam outras narrativas do corpo LGBTQIA+ para os/as estudantes. Por meio da Entrevista Narrativa e da escrita de autorretratos, seis professores/as transviados/as do estado da Bahia relatam suas histórias de vida-formação-profissão dando foco aos movimentos de representação e representatividade de seus corpos nas instituições escolares e as reconfigurações de suas práticas diantes de situações provocadas pelo gênero e sexualidade dissidentes. Os resultados apontam que esses docentes constroem suas identidades escolares atravessadas por sentimentos de medo, angústias e recuos, mas também que suas corporalidades (re)existem e funcionam como amparo para aqueles/as que se reconhecem nelas e habitam o corpo-território-LGBT+ na docência.
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