Um olhar sobre a educação ambiental na região do Saladeiro, Quaraí-RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130818743Palavras-chave:
Resíduos, Conscientização ambientalResumo
Tendo em vista a relevância do bairro Saladeiro para as comunidades de Quaraí, no Rio Grande do Sul, e Artigas, no Uruguai, é de grande importância para a região um Projeto Binacional que busque potencializar ações de conscientização ambiental em ambos os países. A proposta de ações que possam minimizar os possíveis problemas ambientais e de saúde, ocasionados pelo acúmulo de resíduos sólidos e de água parada, possibilita uma melhoria na qualidade de vida da população local. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento da atual percepção dos moradores do entorno e dos alunos de uma Escola Pública em relação às questões ambientais, para sugerir propostas de melhoria na qualidade do ambiente. As ações propostas consistiram em palestras, folders educativos e a proposta para o mutirão de limpeza às margens do Rio Quaraí. Em relação aos resultados obtidos verificou-se que os alunos e os moradores têm consciência sobre os problemas ambientais e de saúde. Pode-se concluir que, em relação à percepção dos problemas ambientais, tanto os moradores quanto os alunos estão cientes do problema e entendem que ações a pequeno, médio ou longo prazo geram consequências, ou seja, se o ambiente for limpo e saudável, não haverá vetores de doenças e não será um fator que irá colaborar com enchentes. A partir das propostas de melhoria, tanto os moradores quanto os alunos estão dispostos a colaborar para com as mesmas, demonstrando isso no interesse em preservar o Rio Quaraí, que tinha como proposta a limpeza das margens que não foi possível devido a problemas com datas disponíveis e com as chuvas que prejudicou esta atividade, entretanto, pelo lado Uruguaio o projeto obteve êxito.
Downloads
Referências
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A Invenção Ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
DEUS, Ana Beatris Souza, ÍNDICE DE IMPACTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA SAÚDE PÚBLICA (IIRSP): METODOLOGIA E APLICAÇÃO. Vol. 9 - Nº 4 - out/dez 2004, 329-334 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/esa/v9n4/v9n4a09.pdf.
Acesso em: 3 dez. 2014.
MEDRONHO, R. A. et al. Epidemologia: . São Paulo: Atheneu, 2009.
MENEGAT, R.et al. Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental. Porto Alegre: editora UFRGS, 2004.
SILVA, Márcia Nazaré. A educação ambiental na sociedade atual e sua abordagem no ambiente escolar. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 99, abr 2012. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11367. Acesso em: 11 dez. 2014.
VOLKMER, Márcia Solange. “Onde Começa ou Termina o Território Pátrio”. (Especialização em Pós Graduação em História)-Universidade do Vale Rio dos Sinos, São Leopoldo, 20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.