Estudo da composição gravimétrica dos resíduos sólidos de uma escola pública do município de Santarém-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130845256

Palavras-chave:

Gerenciamento de resíduos, Educação ambiental, Coleta seletiva

Resumo

Este estudo procurou conhecer e analisar a situação dos resíduos sólidos em uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada a partir da aplicação de questionários com os funcionários e discentes da instituição. Além disso, foi realizada a caracterização física dos RS produzidos na escola, através da gravimetria. Estima-se que são gerados cerca 10,1 kg /dia, onde são gerados grandes quantidades de papeis e plásticos, caracterizados pela gravimetria de massa e volume. Em termos gerais, boa parcela da massa de RS corresponde a materiais que podem ser reciclados ou reutilizados (52,7%). A partir da análise dos resultados, foi possível identificar falhas no sistema de gerenciamento de RS, tais como: falta de segregação na fonte e resíduos armazenados de modo inapropriado. Conclui-se com recomendações para o aprimoramento do gerenciamento dos resíduos, dentre as quais recomendações referentes à realização de programas de educação ambiental (EA), visando à conscientização e sensibilização, em busca da mudança de atitudes em relação ao manejo dos RS, tanto na escola, quanto em ambiente extraescolar.

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Biografia do Autor

Emily Cristy de Souza Assis, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA

Engenheira sanitarista e ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e bacharel Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas pela UFOPA.

Jessyca Nepomuceno dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA

Mestre em Saneamento, Meio ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, bacharel em engenharia sanitária e ambiental pela UFPA.

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

Assis, E. C. de S., & Santos, J. N. dos. (2020). Estudo da composição gravimétrica dos resíduos sólidos de uma escola pública do município de Santarém-PA. Revista Monografias Ambientais, 1, e19. https://doi.org/10.5902/2236130845256

Edição

Seção

PROBLEMAS AMBIENTAIS

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