A prática da compostagem como instrumento no ensino de conteúdos e na Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130839699Palavras-chave:
Compostagem, Instrumento de Ensino, Educação Ambiental, Educação BásicaResumo
A compostagem consiste em uma técnica na qual se faz o controle da decomposição de restos vegetais resultando no composto orgânico. Além dos muitos benefícios dessa técnica para o ambiente, aqui, pensou-se a compostagem como um possível instrumento de ensino. Desse modo, este trabalho objetivou avaliar o uso da prática da compostagem como um instrumento no ensino de conteúdos exigidos no currículo e/ou no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA). Para isso, fez-se uma avaliação da produção acadêmica, no período entre 2010 e 2018, que relata a prática da compostagem nesse sentido, além de desenvolver essa prática com estudantes em uma escola na educação básica. Todos os artigos levantados avaliaram de forma positiva o uso da compostagem como instrumento ou método na EA, bem como nas disciplinas que envolveram em seus projetos. Os resultados obtidos a partir do desenvolvimento prático mostraram que os alunos construíram e ampliaram conhecimentos, além de terem aumentado sua percepção dos problemas ambientais. Assim, essa prática se mostra capaz de contribuir para a aprendizagem significativa, que permite superar as concepções alternativas para construir o conhecimento científico, além de proporcionar a compreensão de aspectos ambientais importantes para a prática da cidadania ambiental.
Downloads
Referências
Alencar MMM. Reciclagem de lixo numa escola pública do município de Salvador. Candombá: Revista Virtual [Internet]. 2005 [cited 2019 feb 18];1(2):96-113. Available from: http://revistas.unijorge.edu.br/candomba/2005v1n2/pdfs/MarileiaAlencar2005v1n2.pdf.
Araújo MFF, Souza RA, Souza IC. Instrumentação para o Ensino de Biologia I. 2st ed. Natal: EDUFRN; 2011.
Ausubel DP. [A cognitive theory of school learning]. American Psychological Association, 1968:331-335. English.
Bardin L. Análise de conteúdo. 70st ed. São Paulo: Persona; 1977.
Beco LAR, Leme PCS, Gonçalvels D. Atividades de Educação Ambiental: como Minimizar e Lidar com o Resíduo. Rev. Cult. e Ext. USP. [Internet]. 2014 [cited 2019 feb 21];12(12):83-93. Available from: http://www.journals.usp.br/rce/article/view/86806/89805. Doi:10.11606/issn.2316-9060.v12i0p83-93.
Bianchini DC, Fank JC, Seben D, Rodrigues P, Rodrigues AC. Sustentabilidade e Educação Ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Sampaio Barros. REMOA-UFSM [Internet]. 2015 [cited 2019 feb 21];188-194. Available from: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/18753/pdf. Doi: 105902/2236130818753.
Casa Civil. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília (Brasil); Casa Civil; 1999.
Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - apresentação dos temas transversais: ética. 3st ed. Brasília (Brasil): Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental; 2001.
Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) [Internet]. Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbano - 2017. Ministério do Desenvolvimento Regional [cited 2019 mar 27]. Brasília (Brasil): MDR.SNIS; 2019. Available from: http://www.snis.gov.br/diagnostico-residuos-solidos/diagnostico-rs-2017.
Cavalcante LPS, Cavalcante LS, Medeiros VS, Maia HJL, Alencar LD. Análise da percepção ambiental e sensibilização de educandos do ensino fundamental de uma escola pública para realização da coleta seletiva, campina grande - PB. REMOA-UFSM [Internet]. 2012 [cited 2019 feb18];9(9):2047-2054. Available from: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/5967/3906.
Costa AP, Silva WCM. A compostagem como recurso metodológico para o ensino de ciências naturais e geografia no ensino fundamental. EnciBio. [Internet]. 2011 [cited 2016 mar 26];7(12). Available from: http://www.conhecer.org.br/enciclop/conbras1/a%20compostagem.pdf.
Costa AP, Silva WCM. Oficinas de compostagem: uma proposta de educação ambiental no IFPB – Campus Cajazeiras e na ASCAMARC. Principia [Internet]. 2012 [cited 2019 feb 21]; (21):57-63. Available from: http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/148. Doi: 10.18265/1517-03062015v1n21p57-63.
Costa JM, Araújo AT, Silva BM, Andrade LA, Andrade RB. Atividade de compostagem em micro escala como forma de promover educação ambiental e saberes em química no ensino médio. Educação Ambiental em Ação [Internet]. 2015 [cited 2016 mar 26];(51). Available from: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1981.
Demarco JO, Cadore JS, Inselsperger V, Rodrigues AC, Fortes PR. Extensão Universitária na Conscientização Ambiental em Escolas de Educação Básica. REMOA-UFSM [Internet]. 2015[cited 2019 feb 21];101-107. Available from: https://periodicos.ufsm.br/index.php/remoa/article/view/18747. Doi: 10.5902/2236130818747.
Dias GF. Educação ambiental: princípios e práticas. 7st ed. São Paulo: Gaia; 2000.
Galiazzi MC; Gonçalves FP. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Quim. Nova. [Internet]. 2004 [cited 2019 feb 17];27(2):326-331. Available from: http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v27n2/19283.pdf.
Guimarães M. Educação Ambiental Crítica. In: Layrargues PP, editor. Identidades da educação ambiental brasileira. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; 2004. p. 25-34.
Guimarães M. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. In: Mello SS, Trajber R, editores. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental, Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental, UNESCO; 2007. p. 85-93.
Hodson D. [Experiments in science and science teaching]. Educational Philosophy and Theory [Internet]. 1988 [cited 2019 feb 17];20(2):53-66. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1111/j.14695812.1988.tb00144.x?journalCode=rept20. English.
Lima GAA, Dias CAC, Lima AH. Compostagem de resíduos sólidos orgânicos como tema incentivador de educação ambiental. Sci. Plena. [Internet]. 2016 [cited 2019 feb 09];12(6). Available from: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3134. Doi:10.14808/sci.plena.2016.069933.
Loes C. A prática de compostagem no contexto da educação ambiental. Educação Ambiental em Ação [Internet]. 2011 [cited 2016 mar 26]; (34). Available from: http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=954.
Lucena MMA, Freire EMX. [Environmental perception and use of fauna from a Private Natural Heritage Reserve (RPPN) in Brazilian semiarid]. Acta sci., Biol. sci. [Internet]. 2012 [cited 2019 feb 18];34(3):335-341. Available from: https://www.redalyc.org/html/1871/187123686012/. English. Doi: 10.4025/actascibiolsci.v34i3.8763.
Lustosa MAFS, Santos LA, Freitas AL, Vital AFM. Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. Sci. Plena. [Internet]. 2017 [cited 2019 feb 03];13(12). Available from: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3907. Doi: 10.14808/sci.plena.2017.121701.
Magnago RF, Cubas ALV, Aguiar AN, Rossato IF, Moecke EHS. Ensino Médio Inovador e o Estudo dos Problemas Ambientais. Ciênc. Nat. [Internet]. 2015 [cited 2019 feb 21];37(3):849-861. Available from: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/17929/pdf. Doi: 105902/217946017929.
Mallmann V, Aragão RFR, Pestana VJ, Bartieres EMM, Aragão LWR. Educação Ambiental: recursos naturais em transformação, solo e meio ambiente. Realização - Revista de Extensão e Cultura [Internet]. 2018 [cited 2019 feb 21];5(9):34-40. Available from: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/8544/4669. Doi: 10.30612/re-ufgd.v5i9.8544.
Mattos TM, Muller NTG, Freitas N, Pachila L. Viabilização do Processo de Compostagem na URI/Santo Ângelo-RS, Para a Produção de Plântulas na Educação Ambiental da ONG Eco Global Missões. REMOA-UFSM [Internet]. 2015 [cited 2019 feb 21]:120-125. Available from: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/18731/pdf. Doi: 105902/2236130818731.
Penick JE. Ensinando “alfabetização científica”. Educ. rev. [Internet]. 1998 [cited 2019 mar 27];(14):91-113. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40601998000100007&script=sci_arttext. Doi: 10.1590/0104-4060.183.
Penteado SR. Adubação orgânica: compostos orgânicos e biofertilizantes. 3st ed. São Paulo: Via orgânica Fraga Penteado & Cia; 2010.
Pereira FA. Educação ambiental e interdisciplinaridade: avanços e retrocessos. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium [Internet]. 2014 [cited 2019 feb 18];5(2):575-594. Available from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4995487.
Reigota MAS. O que é educação ambiental. 2st ed. São Paulo: Brasiliense; 2009.
Reis LCL, Semêdo LTAS, Gomes CG. Conscientização Ambiental: da Educação Formal a Não Formal. R. Flu. Exten. Univ. [Internet]. 2012 [cited 2019 feb 18];2(1):47-60. Available from: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/view/442/312.
Rosito BA. O ensino de ciências e a experimentação. In: Moraes R, editor. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3st. ed. Porto alegre: ediPUCRS; 2008. p. 195-208.
Sá JG. Renovar as práticas do 1º Ciclo pela via das ciências da natureza. 2st ed. Porto: Porto Editora; 2002.
Santos AM, Martins RML, Souza R, Mota RMF, Fernandes CT. Incentivo ao Uso da Compostagem de Resíduos Sólidos em uma Horta Escolar do Município de Jaciara-MT. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human. [Internet]. 2014 [cited 2019 feb 19];15(especial):321-329. Available from: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/view/426/395. Doi: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p.
Santos VS, Schmit JL, Rosa MD. A Educação Ambiental como potencial para o gerenciamento de resíduos sólidos escolares: o caso da EMEF Boa Saúde, Novo Hamburgo (RS). RevBEA [Internet]. 2016 [cited 2019 feb 21];11(5):53-66. Available from: http://revbea.emnuvens.com.br/revbea/article/view/4940/3211.
Segura DSB. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência política. São Paulo: Annablume; 2001.
Silva MA, Martins ES, Amaral WK, Silva HS, Martines EAL. Compostagem: experimentação problematizadora e recurso interdisciplinar no ensino de química. Quím. nova esc. [Internet]. 2015 [cited 2016 mar 27];37(1):71-81. Available from: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_1/12-EEQ-38-14.pdf. Doi: 10.5935/0104-8899.20150011.
Souza GS, Machado PB, Reis VR, Santos AS, Dias VB. Educação Ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar. RevBEA [Internet]. 2013[cited 2019 feb 18]; 8(2):118-130. Available from: http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/2443/2638.
Fórum das Organizações Não-Governamentais[ Internet]. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global [cited 2016 jul 05]. Rio de Janeiro (Brasil): Fórum das Organizações Não-Governamentais; 1992. Available from: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf.
Tristão M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. 2st ed. São Paulo: Annablume; 2008.
Vaske JJ, Kobrin KC. [Place Attachment and Environmentally Responsible Behavior]. The Journal of Environmental Education [Internet]. 2001[cited 2019 feb 18];32(4):16-21. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00958960109598658. English. Doi: 10.1080/00958960109598658.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.