https://periodicos.ufsm.br/remoa/issue/feedRevista Monografias Ambientais2024-01-12T14:13:47-03:00Central de Periódicos da UFSMremoa@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Monografias Ambientais (REMOA-UFSM) </strong>visa publicar trabalhos científicos que abordam Educação Ambiental segundo as linhas temáticas: Sociedade, Educação e Cultura; Problemas Ambientais; Práticas em Educação Ambiental. São aceitos artigos originais com ênfase em originalidade e relevância científica, nos idiomas português, espanhol e inglês. A partir de 2018, trabalha com fluxo de publicação contínua. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2236-1308</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/68446A categorização da Educação Ambiental e de conceitos e atitudes sustentáveis por grupos universitários em diferentes fases de formação2024-01-12T14:13:33-03:00Karina Braccini Pereirakarinapereira@unipampa.edu.brAilton Jesus Dinardiailtondinardi@unipampa.edu.brEdward Castro Pessanoedwardpessano@unipampa.edu.br<p>Esta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção de Educação Ambiental (EA) dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências da Natureza e de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal do Pampa, bem como identificar a compreensão destes acerca da geração de resíduos no seu cotidiano, considerando que a EA pode contribuir para a consolidação teórico-metodológica do campus como espaço privilegiado para a produção de conhecimento, discussões e reflexões socioambientais relevantes. O estudo, de natureza quali-quantitativa, é parte de uma pesquisa e teve como instrumento de coleta de dados questionário semiestruturado. A questão aberta sobre concepções de EA foi categorizada através da Análise Textual Discursiva (ATD); para a questão sobre conhecimento da Reciclagem foi criada uma categorização, segundo conceitos de autores e legislação vigente. As demais questões foram analisadas a partir da metodologia de contagem de eventos. Os resultados revelam que a ATD permitiu analisar o todo em partes, percebendo-se a impossibilidade de classificar o pensamento do indivíduo em categoria única. A maioria dos registros identificam-se com a categoria Naturalista, tanto dos ingressantes (41%), finalistas (30%) quanto pós-graduandos (49%), demonstrando uma percepção todavia conservadora. Apesar disso, entendemos a categorização não como para dividir ou rotular pensamentos que diferem devido às formações e visões, e sim, analisar suas características para aperfeiçoá-las. Sobre as atitudes sustentáveis no cotidiano, a maioria menciona conhecimento sobre coleta seletiva, compostagem e reciclagem, mas parte considerável não pratica estas atividades.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientaishttps://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/67961A Indústria da Confecção de Vestuário no Município de Maringá, Paraná: Percepções Sobre a Geração de Resíduos Sólidos2023-01-05T11:51:32-03:00Paula Piva Linkepaulapivalinke@gmail.comSílvia Helena Zaniratoshzanirato@usp.br<p>A produção e tratamento de resíduos é um problema na sociedade atual e um dos setores produtivos que merece destaque em relação aos resíduos é o envolvido com a moda. A indústria de confecção do vestuário é parte desse setor e nele a geração de resíduos é significativa, especialmente o retalho de tecido. Com a preocupação de analisar a produção e destino desse tipo de resíduo é aqui discutida a produção do vestuário no município de Maringá, PR. Para tanto foi utilizada a metodologia da abordagem qualitativa, mais especificamente o estudo de casos múltiplos e aplicados métodos de produção e análise da entrevista semiestruturada. O estudo permite entender as formas de compreender o problema da geração e gerenciamento dos resíduos a partir do olhar de atores e instituições diretamente envolvidas com o processo, quais sejam: os proprietários das fábricas, os funcionários, os órgãos públicos.</p> <p> </p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientaishttps://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/65892Avaliação do conhecimento da população do município de Serraria-PB acerca do descarte de medicamentos2024-01-12T14:13:43-03:00Adolf Hitler Cardoso de Araújoadolf_araujo@hotmail.com<p>A indústria farmacêutica é uma das principais atividades que movimentam a economia global, isto em decorrência do alto crescimento populacional, da evolução na compreensão de patologias e das contínuas pesquisas envolvendo diversas substâncias que podem ser aplicadas de forma terapêutica. Esses fatores influenciam diretamente em um maior controle de doenças que é decorrente da constante produção, liberação e utilização de medicamentos que possuem a finalidade de prevenir, tratar, aliviar ou diagnosticar. Por isso, torna-se natural o acúmulo de resíduos de medicamentos que necessitam ser descartados de forma correta, porém, isto não ocorre e os mesmos são liberados no meio ambiente, ocasionando assim danos nocivos pela alta variabilidade de substâncias existentes em sua composição. Tendo em vista que o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de medicamentos é preciso estudar e compreender como e onde essas substâncias estão encerrando o seu ciclo de vida. Pela necessidade da continuidade de pesquisas acerca do descarte de medicamentos e por se tratar de um problema de saúde pública e ambiental, este trabalho teve como principal objetivo realizar um diagnóstico do conhecimento da população do município de Serraria localizado no Estado da Paraíba acerca do descarte de medicamentos e dos possíveis danos gerados pela aplicação de formas inadequadas de disposição. Por meio da aplicação de questionários aos moradores do citado município foi possível confirmar a existência do descarte inadequado de medicamentos em locais que não estão preparados para essa exposição, sendo o lixo comum utilizado como principal forma de descarte no município estudado. A ausência de informação e divulgação acerca do descarte inadequado e dos impactos ambientais gerados pelos medicamentos se mostrou de forma bastante notória, por isso, torna-se necessário empregar de forma eficiente a educação e conscientização ambiental para que hábitos corretos sejam usados pelos moradores.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientaishttps://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/69117Caracterização das lacunas nos serviços de saneamento em municípios de médio porte: estudo de caso no município de Inhambupe (BA)2024-01-12T14:13:31-03:00Rosa Alencar Santana de Almeidarosaalencar@gmail.comValdiene Pinto dos Santosvaldiene.santos@aluno.ufrb.edu.br<p>O saneamento no Brasil teve início em meados do século XVIII, mas o alcance dos serviços era irrelevante, em comparação com sua densidade demográfica. Todavia, mesmo de forma incipiente, foi um fator importante para o desenvolvimento do país. O percurso da prestação dos serviços no âmbito nacional e estadual foi estudado nesta pesquisa para compreensão da situação atual e dos desafios que se apresentam para a solução de deficiências encontradas, especialmente em municípios de médio e pequeno porte. Também são investigados os instrumentos legais disponíveis e aplicáveis para melhoria dos cenários. Utilizou-se como área de estudo o município de Inhambupe, no estado da Bahia, região nordeste do Brasil. A metodologia empregada contemplou: caracterização do local de estudo, revisão das legislações aplicadas, observações diretas e registros fotográficos da situação dos serviços de saneamento prestados no município. Os resultados mostraram que os serviços de saneamento no município de Inhambupe são insuficientes, distribuídos de forma desigual, então, se faz necessário a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e aplicação da legislação pertinente, de âmbito federal, estadual e municipal, para a devida adequação dos serviços prestados aos cidadãos.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Rosa Alencar Santana de Almeida, Valdiene Pinto dos Santoshttps://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/68386Reconhecendo meu habitat: análise de padrões e comportamentos de estudantes sobre Educação Matemática e Ambiental2024-01-12T14:13:38-03:00Ana Cristina Silva de Souza Baqueiroanavigoes@gmail.comMoacir Santos Tinôcomoacir.tinoco@pro.ucsal.brPatricia Carla Barbosa Pimentelpatriciacbp@gmail.com<p>Na educação formal, a complexidade ambiental abre caminho para um olhar interdisciplinar, não linear, privilegiando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. O estudo propôs investigar concepções sobre a matemática e questões ambientais ligadas à realidade local, apresentadas a partir de padrões e comportamentos de estudantes do 6º ano e 9º ano do ensino fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e de caráter exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado junto a 88 estudantes de uma unidade escolar de ensino fundamental II, inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no Litoral Norte do Estado da Bahia. A proposta metodológica para a detecção dos comportamentos e / ou padrões apresentados pelos estudantes, deu-se com perguntas de cunho socioambiental relacionadas à comunidade local, a fim de compreender a percepção ambiental dos estudantes sobre os problemas ambientais gerais e locais. Os estudantes apresentam uma visão positiva ao considerarem que relacionar questões ambientais à matemática poderá contribuir para uma melhor compreensão de mundo. Para os 93% dos estudantes do 6º ano e 100% dos estudantes do 9º ano a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos (N = 4; x = 1,091; ѕ = ± 0,494). Assim, nota-se a importância de estudos continuados acerca do objetivo proposto para acompanhamento e da aplicabilidade no campo empírico.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientaishttps://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/66819Arquitetura da escola profissional e tecnológica: base teórica para o desenvolvimento de princípios espaciais favoráveis ao ensino integrado2024-01-12T14:13:41-03:00Thiago Eduardo Sólla Lópezthiago.lopez.arq@gmail.comGeison Jader Mellogeison.mello@cba.ifmt.edu.br<p class="Textoabstract"><span class="TextoresumoabstractChar">As características espaciais do ambiente escolar, por carregarem mensagens e significados capazes de serem lidos e interpretados por seus usuários, influenciam o ensino a ponto de, serem consideradas parte do currículo. É possível observar que inúmeras escolas não possuem características arquitetônicas que aproveitem a possibilidade de contribuir com o projeto pedagógico que abrigam, ficando restritas ao objetivo primário de prover espaço físico funcional e confortável. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, possuí um antigo, volumoso e heterogêneo conjunto edílico que, atualmente, saturou a área que ocupa. Como forma de contribuir com o processo de avaliação da adequação da arquitetura escolar do campus e com o desenvolvimento de intervenções arquitetônicas capazes de colaborar qualitativamente com o ensino, o presente estudo pretende investigar o projeto pedagógico desta instituição e as maneiras com que a arquitetura é capaz de contribuir com este. Para tal, através de revisão bibliográfica e documental, realizou-se uma investigação das bases teóricas da Educação Profissional e Tecnológica integral, de sua presença nos documentos da instituição e da bibliografia relativa à arquitetura escolar.</span></p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientaishttps://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/69468A adesão a clubes ambientais impacta a conscientização e a compreensão dos alunos sobre os problemas ambientais, o conhecimento e a conexão com a natureza2024-01-12T14:13:47-03:00Kehinde Oluwaseye Ogunjinmiogunjinmiko@funaab.edu.ngAdekunle Anthony Ogunjinmiaaogunjinmi@futa.edu.ngAdebayo Abraham Adewumiabibay2001@yahoo.comFelicia Itunnu Wole-Alofiwole-alo@futa.edu.ngLynda Tayelolu Ogunodeogunodelynda@gmail.com<p>O estudo examinou o impacto dos clubes ambientais nos alunos do ensino secundário com o objetivo de determinar a conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais, o conhecimento e a ligação à natureza. É uma pesquisa transversal. Foi utilizado um questionário estruturado e autoaplicável. Sete (7) escolas públicas foram selecionadas aleatoriamente para este estudo. Um total de 457 estudantes de escolas públicas que eram membros (313) e não membros (144) de clubes de conservação ambiental foram entrevistados em Akure. Os dados foram analisados descritivamente enquanto a hipótese foi testada com teste independente e regressão linear simples. O nível de consciência dos problemas ambientais entre os estudantes foi maior, com os membros dos clubes de conservação ambiental tendo um nível de consciência mais elevado do que os não membros. Revelou também que o conhecimento dos inquiridos sobre a natureza era baixo e tinham mais conhecimentos sobre o método mais recente de conservação da biodiversidade (297 inquiridos), sobre as aves do Estado da Nigéria (265 inquiridos) e sobre o que é a biodiversidade (255). Os membros dos clubes de conservação ambiental também tinham maior conhecimento sobre a natureza do que os não membros. A ligação dos inquiridos à natureza foi muito elevada, os membros dos clubes de conservação apresentaram níveis mais elevados de ligação à natureza do que os não membros. O estudo sugere que a adesão dos estudantes a clubes ambientais tem um impacto positivo na sua consciência dos problemas ambientais, no conhecimento e na ligação à natureza. Recomenda-se que o papel dos clubes ambientais se torne mais relevante no currículo, de modo a capacitar os alunos com competências para promover mais consciência ambiental, conhecimento e ligação à natureza.</p>2023-08-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Kehinde Oluwaseye Ogunjinmi, Adekunle Anthony Ogunjinmi, Adebayo Abraham Adewumi, Felicia Itunnu Wole-Alo, Lynda Tayelolu Ogunode