Revista Monografias Ambientais https://periodicos.ufsm.br/remoa <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Monografias Ambientais (REMOA-UFSM) </strong>visa publicar trabalhos científicos que abordam Educação Ambiental segundo as linhas temáticas: Sociedade, Educação e Cultura; Problemas Ambientais; Práticas em Educação Ambiental. São aceitos artigos originais com ênfase em originalidade e relevância científica, nos idiomas português, espanhol e inglês. A partir de 2018, trabalha com fluxo de publicação contínua. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2236-1308</strong></p> pt-BR <p><strong><a href="https://www.dropbox.com/sh/49mwwpbv6dphmbg/AAC1HYGGnRj3F0v5bnVAMN_aa?dl=0" target="_blank" rel="noopener">Disponível aqui</a></strong></p> <p><strong>Ethical guidelines for journal publication</strong><br /><br /><strong>The REMOA</strong> is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles. <br />Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.<br /><br />In particular, <br /><br /><strong><em>A</em>uthors</strong>: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.<br /><br /><strong><em>E</em>ditors</strong>: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.<br /><br /><strong><em>R</em>eviewers</strong>: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.</p> remoa@ufsm.br (Central de Periódicos da UFSM) centraldeperiodicos@ufsm.br (Central de Periódicos da UFSM) Fri, 29 Dec 2023 16:31:53 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A adesão a clubes ambientais impacta a conscientização e a compreensão dos alunos sobre os problemas ambientais, o conhecimento e a conexão com a natureza https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/69468 <p>O estudo examinou o impacto dos clubes ambientais nos alunos do ensino secundário com o objetivo de determinar a conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais, o conhecimento e a ligação à natureza. É uma pesquisa transversal. Foi utilizado um questionário estruturado e autoaplicável. Sete (7) escolas públicas foram selecionadas aleatoriamente para este estudo. Um total de 457 estudantes de escolas públicas que eram membros (313) e não membros (144) de clubes de conservação ambiental foram entrevistados em Akure. Os dados foram analisados descritivamente enquanto a hipótese foi testada com teste independente e regressão linear simples. O nível de consciência dos problemas ambientais entre os estudantes foi maior, com os membros dos clubes de conservação ambiental tendo um nível de consciência mais elevado do que os não membros. Revelou também que o conhecimento dos inquiridos sobre a natureza era baixo e tinham mais conhecimentos sobre o método mais recente de conservação da biodiversidade (297 inquiridos), sobre as aves do Estado da Nigéria (265 inquiridos) e sobre o que é a biodiversidade (255). Os membros dos clubes de conservação ambiental também tinham maior conhecimento sobre a natureza do que os não membros. A ligação dos inquiridos à natureza foi muito elevada, os membros dos clubes de conservação apresentaram níveis mais elevados de ligação à natureza do que os não membros. O estudo sugere que a adesão dos estudantes a clubes ambientais tem um impacto positivo na sua consciência dos problemas ambientais, no conhecimento e na ligação à natureza. Recomenda-se que o papel dos clubes ambientais se torne mais relevante no currículo, de modo a capacitar os alunos com competências para promover mais consciência ambiental, conhecimento e ligação à natureza.</p> Kehinde Oluwaseye Ogunjinmi, Adekunle Anthony Ogunjinmi, Adebayo Abraham Adewumi, Felicia Itunnu Wole-Alo, Lynda Tayelolu Ogunode Copyright (c) 2023 Kehinde Oluwaseye Ogunjinmi, Adekunle Anthony Ogunjinmi, Adebayo Abraham Adewumi, Felicia Itunnu Wole-Alo, Lynda Tayelolu Ogunode https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/69468 Wed, 23 Aug 2023 00:00:00 -0300 A categorização da Educação Ambiental e de conceitos e atitudes sustentáveis por grupos universitários em diferentes fases de formação https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/68446 <p>Esta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção de Educação Ambiental (EA) dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências da Natureza e de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal do Pampa, bem como identificar a compreensão destes acerca da geração de resíduos no seu cotidiano, considerando que a EA pode contribuir para a consolidação teórico-metodológica do campus como espaço privilegiado para a produção de conhecimento, discussões e reflexões socioambientais relevantes. O estudo, de natureza quali-quantitativa, é parte de uma pesquisa e teve como instrumento de coleta de dados questionário semiestruturado. A questão aberta sobre concepções de EA foi categorizada através da Análise Textual Discursiva (ATD); para a questão sobre conhecimento da Reciclagem foi criada uma categorização, segundo conceitos de autores e legislação vigente. As demais questões foram analisadas a partir da metodologia de contagem de eventos. Os resultados revelam que a ATD permitiu analisar o todo em partes, percebendo-se a impossibilidade de classificar o pensamento do indivíduo em categoria única. A maioria dos registros identificam-se com a categoria Naturalista, tanto dos ingressantes (41%), finalistas (30%) quanto pós-graduandos (49%), demonstrando uma percepção todavia conservadora. Apesar disso, entendemos a categorização não como para dividir ou rotular pensamentos que diferem devido às formações e visões, e sim, analisar suas características para aperfeiçoá-las. Sobre as atitudes sustentáveis no cotidiano, a maioria menciona conhecimento sobre coleta seletiva, compostagem e reciclagem, mas parte considerável não pratica estas atividades.</p> Karina Braccini Pereira, Ailton Jesus Dinardi, Edward Castro Pessano Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/68446 Fri, 29 Dec 2023 00:00:00 -0300 A Indústria da Confecção de Vestuário no Município de Maringá, Paraná: Percepções Sobre a Geração de Resíduos Sólidos https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/67961 <p>A produção e tratamento de resíduos é um problema na sociedade atual e um dos setores produtivos que merece destaque em relação aos resíduos é o envolvido com a moda. A indústria de confecção do vestuário é parte desse setor e nele a geração de resíduos é significativa, especialmente o retalho de tecido. Com a preocupação de analisar a produção e destino desse tipo de resíduo é aqui discutida a produção do vestuário no município de Maringá, PR. Para tanto foi utilizada a metodologia da abordagem qualitativa, mais especificamente o estudo de casos múltiplos e aplicados métodos de produção e análise da entrevista semiestruturada. O estudo permite entender as formas de compreender o problema da geração e gerenciamento dos resíduos a partir do olhar de atores e instituições diretamente envolvidas com o processo, quais sejam: os proprietários das fábricas, os funcionários, os órgãos públicos.</p> <p> </p> Paula Piva Linke, Sílvia Helena Zanirato Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/67961 Fri, 29 Dec 2023 00:00:00 -0300 Avaliação do conhecimento da população do município de Serraria-PB acerca do descarte de medicamentos https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/65892 <p>A indústria farmacêutica é uma das principais atividades que movimentam a economia global, isto em decorrência do alto crescimento populacional, da evolução na compreensão de patologias e das contínuas pesquisas envolvendo diversas substâncias que podem ser aplicadas de forma terapêutica. Esses fatores influenciam diretamente em um maior controle de doenças que é decorrente da constante produção, liberação e utilização de medicamentos que possuem a finalidade de prevenir, tratar, aliviar ou diagnosticar. Por isso, torna-se natural o acúmulo de resíduos de medicamentos que necessitam ser descartados de forma correta, porém, isto não ocorre e os mesmos são liberados no meio ambiente, ocasionando assim danos nocivos pela alta variabilidade de substâncias existentes em sua composição. Tendo em vista que o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de medicamentos é preciso estudar e compreender como e onde essas substâncias estão encerrando o seu ciclo de vida. Pela necessidade da continuidade de pesquisas acerca do descarte de medicamentos e por se tratar de um problema de saúde pública e ambiental, este trabalho teve como principal objetivo realizar um diagnóstico do conhecimento da população do município de Serraria localizado no Estado da Paraíba acerca do descarte de medicamentos e dos possíveis danos gerados pela aplicação de formas inadequadas de disposição. Por meio da aplicação de questionários aos moradores do citado município foi possível confirmar a existência do descarte inadequado de medicamentos em locais que não estão preparados para essa exposição, sendo o lixo comum utilizado como principal forma de descarte no município estudado. A ausência de informação e divulgação acerca do descarte inadequado e dos impactos ambientais gerados pelos medicamentos se mostrou de forma bastante notória, por isso, torna-se necessário empregar de forma eficiente a educação e conscientização ambiental para que hábitos corretos sejam usados pelos moradores.</p> Adolf Hitler Cardoso de Araújo Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/65892 Fri, 29 Dec 2023 00:00:00 -0300 Caracterização das lacunas nos serviços de saneamento em municípios de médio porte: estudo de caso no município de Inhambupe (BA) https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/69117 <p>O saneamento no Brasil teve início em meados do século XVIII, mas o alcance dos serviços era irrelevante, em comparação com sua densidade demográfica. Todavia, mesmo de forma incipiente, foi um fator importante para o desenvolvimento do país. O percurso da prestação dos serviços no âmbito nacional e estadual foi estudado nesta pesquisa para compreensão da situação atual e dos desafios que se apresentam para a solução de deficiências encontradas, especialmente em municípios de médio e pequeno porte. Também são investigados os instrumentos legais disponíveis e aplicáveis para melhoria dos cenários. Utilizou-se como área de estudo o município de Inhambupe, no estado da Bahia, região nordeste do Brasil. A metodologia empregada contemplou: caracterização do local de estudo, revisão das legislações aplicadas, observações diretas e registros fotográficos da situação dos serviços de saneamento prestados no município. Os resultados mostraram que os serviços de saneamento no município de Inhambupe são insuficientes, distribuídos de forma desigual, então, se faz necessário a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e aplicação da legislação pertinente, de âmbito federal, estadual e municipal, para a devida adequação dos serviços prestados aos cidadãos.</p> Rosa Alencar Santana de Almeida, Valdiene Pinto dos Santos Copyright (c) 2023 Rosa Alencar Santana de Almeida, Valdiene Pinto dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/69117 Fri, 29 Dec 2023 00:00:00 -0300 Reconhecendo meu habitat: análise de padrões e comportamentos de estudantes sobre Educação Matemática e Ambiental https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/68386 <p>Na educação formal, a complexidade ambiental abre caminho para um olhar interdisciplinar, não linear, privilegiando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. O estudo propôs investigar concepções sobre a matemática e questões ambientais ligadas à realidade local, apresentadas a partir de padrões e comportamentos de estudantes do 6º ano e 9º ano do ensino fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e de caráter exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado junto a 88 estudantes de uma unidade escolar de ensino fundamental II, inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no Litoral Norte do Estado da Bahia. A proposta metodológica para a detecção dos comportamentos e / ou padrões apresentados pelos estudantes, deu-se com perguntas de cunho socioambiental relacionadas à comunidade local, a fim de compreender a percepção ambiental dos estudantes sobre os problemas ambientais gerais e locais. Os estudantes apresentam uma visão positiva ao considerarem que relacionar questões ambientais à matemática poderá contribuir para uma melhor compreensão de mundo. Para os 93% dos estudantes do 6º ano e 100% dos estudantes do 9º ano a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos (N = 4; x = 1,091; ѕ = ± 0,494). Assim, nota-se a importância de estudos continuados acerca do objetivo proposto para acompanhamento e da aplicabilidade no campo empírico.</p> Ana Cristina Silva de Souza Baqueiro, Moacir Santos Tinôco, Patricia Carla Barbosa Pimentel Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/68386 Fri, 29 Dec 2023 00:00:00 -0300 Arquitetura da escola profissional e tecnológica: base teórica para o desenvolvimento de princípios espaciais favoráveis ao ensino integrado https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/66819 <p class="Textoabstract"><span class="TextoresumoabstractChar">As características espaciais do ambiente escolar, por carregarem mensagens e significados capazes de serem lidos e interpretados por seus usuários, influenciam o ensino a ponto de, serem consideradas parte do currículo. É possível observar que inúmeras escolas não possuem características arquitetônicas que aproveitem a possibilidade de contribuir com o projeto pedagógico que abrigam, ficando restritas ao objetivo primário de prover espaço físico funcional e confortável. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, possuí um antigo, volumoso e heterogêneo conjunto edílico que, atualmente, saturou a área que ocupa. Como forma de contribuir com o processo de avaliação da adequação da arquitetura escolar do campus e com o desenvolvimento de intervenções arquitetônicas capazes de colaborar qualitativamente com o ensino, o presente estudo pretende investigar o projeto pedagógico desta instituição e as maneiras com que a arquitetura é capaz de contribuir com este. Para tal, através de revisão bibliográfica e documental, realizou-se uma investigação das bases teóricas da Educação Profissional e Tecnológica integral, de sua presença nos documentos da instituição e da bibliografia relativa à arquitetura escolar.</span></p> Thiago Eduardo Sólla López, Geison Jader Mello Copyright (c) 2023 Revista Monografias Ambientais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/66819 Fri, 29 Dec 2023 00:00:00 -0300