ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARA REALIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA, CAMPINA GRANDE - PB

Livia Poliana Santana Cavalcante, Larissa Santana Cavalcante, Valbério Sales de Medeiros, Herika Juliana Linhares Maia, Layana Dantas de Alencar

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613085967

Este trabalho teve como objetivo analisar a disposição dos resíduos sólidos gerados na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário e a conscientização ambiental entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao problema dos Resíduos Sólidos. A unidade de ensino foi selecionada em decorrência de sua localização e pelo fato da mesma já dispor dos coletores para a realização da coleta seletiva nas respectivas cores: amarelo, verde, vermelho e azul, porém estes se encontravam ociosos no pátio da escola já que a separação dos resíduos sólidos não estava ocorrendo de forma satisfatória, fato que remete ao entendimento de que os educandos, educadores e funcionários da unidade escolar provavelmente não conheciam e/ou não estavam sensíveis da importância da coleta seletiva. Após a análise dos dados obtidos e a verificação da falta de gerenciamento dos resíduos na unidade de ensino, foi promovido momentos de sensibilização, como palestras e oficinas sobre a problemática dos resíduos sólidos, no intuito dos educandos, educadores e funcionários conhecerem a diferença entre lixo e resíduos sólidos, lixão e aterro sanitário, enfocando a importância da coleta seletiva e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis para a diminuição da poluição do meio ambiente e a redução da extração dos recursos naturais, como também geração de renda.


Palavras-chave


Coleta Seletiva; Percepção Ambiental; Resíduos Sólidos; Sensibilização

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613085967

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