Análise da percepção ambiental e sensibilização de educandos do ensino fundamental de uma escola pública para realização da coleta seletiva, Campina Grande - PB

Autores

  • Livia Poliana Santana Cavalcante Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Larissa Santana Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB
  • Valbério Sales de Medeiros Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE
  • Herika Juliana Linhares Maia Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Layana Dantas de Alencar Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085967

Palavras-chave:

Coleta Seletiva, Percepção Ambiental, Resíduos Sólidos, Sensibilização

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a disposição dos resíduos sólidos gerados na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário e a conscientização ambiental entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao problema dos Resíduos Sólidos. A unidade de ensino foi selecionada em decorrência de sua localização e pelo fato da mesma já dispor dos coletores para a realização da coleta seletiva nas respectivas cores: amarelo, verde, vermelho e azul, porém estes se encontravam ociosos no pátio da escola já que a separação dos resíduos sólidos não estava ocorrendo de forma satisfatória, fato que remete ao entendimento de que os educandos, educadores e funcionários da unidade escolar provavelmente não conheciam e/ou não estavam sensíveis da importância da coleta seletiva. Após a análise dos dados obtidos e a verificação da falta de gerenciamento dos resíduos na unidade de ensino, foi promovido momentos de sensibilização, como palestras e oficinas sobre a problemática dos resíduos sólidos, no intuito dos educandos, educadores e funcionários conhecerem a diferença entre lixo e resíduos sólidos, lixão e aterro sanitário, enfocando a importância da coleta seletiva e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis para a diminuição da poluição do meio ambiente e a redução da extração dos recursos naturais, como também geração de renda.

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Biografia do Autor

Livia Poliana Santana Cavalcante, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Larissa Santana Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Estadual da Paraiba - UEPB.

Valbério Sales de Medeiros, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Herika Juliana Linhares Maia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestranda em Recursos Naturais também pela UFCG. Pós Graduanda em Direito Ambiental pelo Grupo Educacional Uninter.

Layana Dantas de Alencar, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestranda em Recursos Naturais também pela UFCG.

Referências

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BRASIL, Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.

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Publicado

2012-09-08

Como Citar

Cavalcante, L. P. S., Cavalcante, L. S., Medeiros, V. S. de, Maia, H. J. L., & Alencar, L. D. de. (2012). Análise da percepção ambiental e sensibilização de educandos do ensino fundamental de uma escola pública para realização da coleta seletiva, Campina Grande - PB. Revista Monografias Ambientais, 9(9), 2047–2054. https://doi.org/10.5902/223613085967

Edição

Seção

ARTIGOS

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