Análise da importância do solo para os recicladores da Associação Solidária Força no Braço no município de Restinga Sêca, RS

Lenice De Carli, Ricardo Simão Diniz Dalmolin

Resumo


A presente pesquisa efetuou o repasse de informações e a sensibilização sobre a importância e funções que o elemento solo apresenta em áreas onde é efetuada a separação de resíduos sólidos, assim como, em áreas destinadas para aterros sanitários, para os membros da Associação Solidária Força no Braço de Restinga Sêca, RS, sendo que auxiliou na sensibilização do grupo com relação à importância que o elemento solo possui para o seu trabalho e para a sociedade.


Palavras-chave


Solo; Resíduos sólidos; Educação ambiental

Texto completo:

HTML PDF

Referências


Azevedo, A. C. De E Dalmolin, R. S. D. Solos e o Ambiente: uma introdução. 2 ed. Santa Maria, RS: Gráfica e Editora Pallotti, 100p., 2006.

Campos, A. E. R., et. al. Percepção Ambiental e Estudantes de Enfermagem. Revista Monografias Ambientais (REMOA), Santa Maria v.17, e10, p. 1-5, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/35026/pdf.

Carvalho, N. L. de e Barcellos, A. L. de. Educação ambiental: importância na preservação

dos solos e da água. Revista Monografias Ambientais (REMOA), Santa Maria, v. 16 n. 2 mai-agos.

, p. 39 – 51. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/30067/pdf.

Cornieri, M. G. e Fracalanza, A. P. Desafios do lixo em nossa sociedade. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Rio de Janeiro, nº 16 - Junho/2010. Disponível em: file:///C:/Users/Lenice/Desktop/389-Texto%20do%20artigo-1419-1-10-20190718.pdf.

Fiuza, M. N. e Trevisan, M. L. Educação ambiental: Jacuizinho/RS – conhecer, diagnosticar para preservar! Revista Monografias Ambientais (REMOA), Santa Maria, v. 15, n.1, jan-abr. 2016, p.347-368. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/19973/pdf.

Freitas, W. R. S. E Jabbour, C. J. C. Utilizando Estudo de Caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011.

Gerhardt, T. E. E Silveira, D. T., Métodos de pesquisa. 1 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009.

Kämpf, N., et. al. Metodologia para classificação de solos quanto à resistência a impactos ambientais decorrentes da disposição final de resíduos. Fepam em Revista, Porto Alegre, v.2, n.1, p.11-17, jan./dez. 2008. Disponível em: http://www.fepam.rs.gov.br/FepamEmRevista/downloads/Revista_2008_BAIXA.pdf#page=11.

Lino, A. P. S., et. al. Utilizando a vermicompostagem como instrumento de educação em solos. In: VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS, 07 a 10 de setembro de 2016. São Paulo/SP. Anais...São Paulo/SP: Humanitas, 2016, p. 465- 470.

Mugller, C. C., et. al. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Rev. Bras. Ciênc. Solo. Viçosa, vol.30, nº.4, p. 733-740. jul.-ago., 2006. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832006000400014.

Oliveira, C. L. de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Revista Travessias, v.02, n.03, 2008. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122/2459.

Oliveira, N. M. de, et. al. Técnicas de pesquisa qualitativa: uma abordagem Conceitual. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v.17, n.32, p.87-110, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318886166_Tecnicas_de_Pesquisa_Qualitativa_uma_abordagem_conceitual.

Pedron, F. de A., et. al. Solos urbanos. Ciência Rural, Santa Maria, v. 34, n. 05, p. 1647-1653, set.-out., 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v34n5/a53v34n5.pdf.

Toland, A. Which Public? Audiences of soil communication from an arts and humanities perspective. (2018). In: 21 WCSS: Proceedings of the 21st World Congress of Soil Science; 2018, August 12-17; Rio de Janeiro, Brazil [e-book]. Anais... Viçosa, MG: SBCS; 2019. Vol. I. p. 30

Vezzani, F. M., et. al. Contribuições da educação em solos em centros municipais de Educação Infantil em Curitiba (PR). In: VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS, 07 a 10 de setembro de 2016. São Paulo/SP. Anais...São Paulo/SP: Humanitas, 2016, p. 184-189.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130842542

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.