A influência cultural na prática da educação ambiental em duas escolas estaduais do Amazonas

Autores

  • Ana Rafaela Gonçalves de Lemos Universidade Aberta do Brasil, Panambi, RS
  • Cibele Rosa Gracioli Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818813

Palavras-chave:

Crise ambiental, Cultura, Relação homem - natureza, Sustentabilidade

Resumo

A Amazônia é uma região dotada de importância estratégica em esfera global por seu imenso potencial natural e cultural, havendo uma grande preocupação por parte de todos em conserva-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como propósito conhecer a dinâmica cultural dos educandos que se evidencia no contexto socioambiental, ou seja, como a cultura delineia a forma como o homem se relaciona com a natureza e como isso pode servir de base para a abordagem da Educação Ambiental no contexto escolar. O objetivo do trabalho foi identificar a influência da cultura na relação homem - natureza e na percepção socioambiental dos alunos de duas escolas públicas no Amazonas. Aplicaram-se questionários aos alunos da Escola A, situado em uma comunidade ribeirinha, e aos alunos da Escola B, situada na capital, Manaus. Observou-se que os alunos de ambas as escolas expressaram uma percepção socioambiental que sofre uma forte influência das culturas. A partir dessa constatação, conclui-se que a reconfiguração da relação homem - natureza se constitui um grande desafio para os educadores, e saber adequar essas relações à prática da Educação Ambiental torna-se um importante potencial na busca pela sustentabilidade do planeta.

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Biografia do Autor

Ana Rafaela Gonçalves de Lemos, Universidade Aberta do Brasil, Panambi, RS

Especialista em Educação Ambiental, Aluna do Polo Presencial UAB Panambi, RS, Brasil.

Cibele Rosa Gracioli, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira Floresta e Doutora em Engenharia Floresta, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

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Publicado

2015-07-15

Como Citar

Lemos, A. R. G. de, & Gracioli, C. R. (2015). A influência cultural na prática da educação ambiental em duas escolas estaduais do Amazonas. Revista Monografias Ambientais, 14, 01–07. https://doi.org/10.5902/2236130818813

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