Aproveitamento de água de chuva para fins potáveis numa escola pública no interior do município de Campo Formoso (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843369

Palavras-chave:

Semiárido, Escassez da água, Viabilidade

Resumo

A escassez hídrica, realidade em várias regiões do semiárido brasileiro, associada a irregularidade na distribuição de chuvas, bem como o gerenciamento inadequado de água, tem limitado o avanço socioeconômico e estimulado o conflito pela água. Contudo, tem-se uma boa alternativa para minimizar a ausência desse liquido para as atividades diárias, o aproveitamento de água pluvial, motivo esse que justificou a necessidade de um estudo sobre a viabilidade da adoção de um sistema de captação de água de chuva, a percepção do consumo de água e sua potencialidade para aproveitamento em edificações, numa escola pública no interior do município de Campo Formoso (BA), objetivo principal desse trabalho. A implantação desse sistema além de vir a suprir todas as necessidades da água disponível para o uso contribui, significativamente, no abastecimento e seu uso vinculado a atividades internas da escola. O trabalho reuniu dados a partir de pesquisas bibliográficas, mensuração do potencial de captar água de chuva e entrevista com os membros da instituição. Os principais resultados mostraram que existe uma importância em armazenamento desse liquido como prática sustentável de convivência com o semiárido, visando atender as necessidades do consumo e suas vantagens para o bom funcionamento da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Ferreira dos Santos, Instituto Federal Baiano, Teixeira de Freitas, BA

Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos / IF Baiano. Graduada em Pedagogia e Licenciatura em História

Marcio Lima Rios, Instituto Federal Baiano, Teixeira de Freitas, BA

Graduado em Geografia. Mestre e doutorando em Geografia. Professor e pesquisador do IFBaiano - Instituto Federal Baiano

Frederico Fonseca da Silva, Instituto Federal do Paraná, Curitiba, PR

Graduado em Engenharia Agronômica. Doutor em Irrigação e Meio Ambiente. Professor e pesquisador do IFPR - Instituto Federal do Paraná

Danielle Finardi Fonseca

Pedagoga, Pós-Graduada em Alfabetização; Educação Infantil; e, Pedagogia Avançada

Referências

ALMEIDA, H.A.; SILVA, L. Estimativa do potencial para captação de água de chuva no brejo paraibano. In: 4° Simpósio Brasileiro sobre Captação e Manejo de Água de Chuva, Anais... Juazeiro (BA).

ABCMAC, 9 –11 de julho de 2003.

______. Modelo de distribuição de chuvas para a cidade de Areia, PB. In: I Congresso Intercontinental de Geociências, Fortaleza (CE), 2004, Anais, CD-ROM.

ALMEIDA H.A.; OLIVEIRA, G.C.S. Potencial para a captação de água de chuvas em catolé de Casinhas-PE. 7° Simpósio Brasileiro sobre Captação e Manejo de Água de Chuva, Anais... Caruaru (PE). 2009.

ALMEIDA H.A.; GOMES, M.V.A. Potencial para a captação de água da chuva: alternativa de abastecimento de água nas escolas públicas de Cuité (PB). XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2011.

ANA - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Sistemas de Informações Hidrológicas (Hidroweb). Séries Históricas. Estação 01040009. Disponível em: http://hidroweb.ana.gov.br/Estacao.asp?Codigo=1040009&CriaArq=true&TipoArq=2. Acesso em: 31 de agosto de 2017.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução

CONAMA 357, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf. Acesso em: 28.03.2018.

GNADLINGER, J. Captação de água da chuva: uma ferramenta para atendimento às populações rurais inseridas em localidades áridas e semiáridas. In: Medeiros, S.S.; Gheyi, H.R.; Galvão, C.O.; Paz, V.P.S. (eds). Recursos Hídricos em Regiões Áridas e Semiáridas. Campina Grande: INSA/UFRB, 2011. Cap. 11, p 325-357. Acesso dia 23/01 2018.

GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília: Editora da UnB, v.22, n.2, p.201-210,mai./ago., 2006.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Dados Estatísticos Cidade: Campo Formoso/BA. 2016. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=290600. Acesso em: 22/02/2017.

JALFIM, F.T. Considerações sobre a viabilidade técnica e social da Captação e armazenamento da água da chuva em cisternas rurais na região semi-árida brasileira. Recife (PE). Disponível em: http://www.abcmac.org.br/files/simposio /3simp_felipe_consideracoessobreviabilidadetecnica.pdf. Acesso em: 05/01/2018.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCUZZO, F.F.N.; ANDRADE, L.R.; MELO, D.C.R. Métodos de Interpolação Matemática no Mapeamento de Chuvas do Estado do Mato Grosso. Revista Brasileira de Geografia Física, v.4, n.4, p. 793-804, 2011. Disponível em: http://www.ufpe.br/rbgfe/index.php/revista/article/view/197/204. Acesso em: 18. jan.2018.

PALMIER, L.R.; GNADLINGER, J. (2005). Tecnologias de captação e manejo de água de chuva para o semi-árido brasileiro. In: Encuentro por una nueva cultura del agua en América Latina, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza, 2005.

PEREIRA, F.; BRAGA, C.; SILVA, A.; AMÉRICO, J. Análise da qualidade e do armazenamento da água consumida na antiga escola agrícola de Ceará-Mirim/RN. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, João Pessoa (PB). Anais... João Pessoa, 2007.

RIBEIRO, L.L.G. DIREITO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE: A PRÁTICA DO BULLYING NO AMBIENTE DA ESCOLA PÚBLICA E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Revista de Direito Administrativo Contemporâneo 2015 REDAC VOL.21 (NOVEMBRO-DEZEMBRO 2015). Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/RDAdmCont_n.21.08.PDF. Acesso em: 18.mar.2018.

SILVA, O.J. Captação de águas pluviais na cidade de Campina Grande (PB): Alternativa para uma política de enfrentamento da escassez de água nas escolas públicas. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar em Ciência da Cidadania) – UEPB. Campina Grande, p. 85-PB. 2003.

SILVA, A.S.; PORTO, E.R.; LIMA, L.T.; GOMES, P.C.F. Captação e conservação de água de chuva para consumo humano: cisternas rurais; dimensionamento, construção e manejo. Petrolina, PE: Embrapa - CPATSA, SUDENE, 1984. 103 p. il. (EMBRAPA-CPATSA. Circular Técnica, 12).

SILVA NETO, M.D.; RIOS, M.L.; SANTOS, D.B.; SOUZA M.C. Potencial de captação de água de chuva dos telhados do Instituto Federal Baiano Campus Senhor Do Bonfim. IN: 8° Simpósio Brasileiro sobre Captação e Manejo de Água de Chuva, Anais... Campina Grande-PB: ABCMAC, p. 14-17. 2012.

SUASSUNA, J. ÁGUA POTÁVEL NO SEMI-ÁRIDO: escassez anunciada. Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=736&Itemid=376. Acesso em 20.out.2018.

VASCONCELOS, L.F.; FERREIRA, O.M. Captação de água de chuva para o uso domiciliar: estudo de caso, 2007. Disponível em: http://www.pucgoias.edu.br /ucg/prope/cpgss/ArquivosUpload/36/file/CAPTA%C3%87. Acesso em: 07 de março de 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Santos, C. F. dos, Rios, M. L., Silva, F. F. da, & Fonseca, D. F. (2020). Aproveitamento de água de chuva para fins potáveis numa escola pública no interior do município de Campo Formoso (BA). Revista Monografias Ambientais, 1, e9. https://doi.org/10.5902/2236130843369

Edição

Seção

PROBLEMAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)