Aproveitamento de água de chuva para fins potáveis numa escola pública no interior do município de Campo Formoso (BA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843369

Palabras clave:

Semiárido, Escassez da água, Viabilidade

Resumen

A escassez hídrica, realidade em várias regiões do semiárido brasileiro, associada a irregularidade na distribuição de chuvas, bem como o gerenciamento inadequado de água, tem limitado o avanço socioeconômico e estimulado o conflito pela água. Contudo, tem-se uma boa alternativa para minimizar a ausência desse liquido para as atividades diárias, o aproveitamento de água pluvial, motivo esse que justificou a necessidade de um estudo sobre a viabilidade da adoção de um sistema de captação de água de chuva, a percepção do consumo de água e sua potencialidade para aproveitamento em edificações, numa escola pública no interior do município de Campo Formoso (BA), objetivo principal desse trabalho. A implantação desse sistema além de vir a suprir todas as necessidades da água disponível para o uso contribui, significativamente, no abastecimento e seu uso vinculado a atividades internas da escola. O trabalho reuniu dados a partir de pesquisas bibliográficas, mensuração do potencial de captar água de chuva e entrevista com os membros da instituição. Os principais resultados mostraram que existe uma importância em armazenamento desse liquido como prática sustentável de convivência com o semiárido, visando atender as necessidades do consumo e suas vantagens para o bom funcionamento da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Ferreira dos Santos, Instituto Federal Baiano, Teixeira de Freitas, BA

Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos / IF Baiano. Graduada em Pedagogia e Licenciatura em História

Marcio Lima Rios, Instituto Federal Baiano, Teixeira de Freitas, BA

Graduado em Geografia. Mestre e doutorando em Geografia. Professor e pesquisador do IFBaiano - Instituto Federal Baiano

Frederico Fonseca da Silva, Instituto Federal do Paraná, Curitiba, PR

Graduado em Engenharia Agronômica. Doutor em Irrigação e Meio Ambiente. Professor e pesquisador do IFPR - Instituto Federal do Paraná

Danielle Finardi Fonseca

Pedagoga, Pós-Graduada em Alfabetização; Educação Infantil; e, Pedagogia Avançada

Citas

ALMEIDA, H.A.; SILVA, L. Estimativa do potencial para captação de água de chuva no brejo paraibano. In: 4° Simpósio Brasileiro sobre Captação e Manejo de Água de Chuva, Anais... Juazeiro (BA).

ABCMAC, 9 –11 de julho de 2003.

______. Modelo de distribuição de chuvas para a cidade de Areia, PB. In: I Congresso Intercontinental de Geociências, Fortaleza (CE), 2004, Anais, CD-ROM.

ALMEIDA H.A.; OLIVEIRA, G.C.S. Potencial para a captação de água de chuvas em catolé de Casinhas-PE. 7° Simpósio Brasileiro sobre Captação e Manejo de Água de Chuva, Anais... Caruaru (PE). 2009.

ALMEIDA H.A.; GOMES, M.V.A. Potencial para a captação de água da chuva: alternativa de abastecimento de água nas escolas públicas de Cuité (PB). XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2011.

ANA - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Sistemas de Informações Hidrológicas (Hidroweb). Séries Históricas. Estação 01040009. Disponível em: http://hidroweb.ana.gov.br/Estacao.asp?Codigo=1040009&CriaArq=true&TipoArq=2. Acesso em: 31 de agosto de 2017.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução

CONAMA 357, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf. Acesso em: 28.03.2018.

GNADLINGER, J. Captação de água da chuva: uma ferramenta para atendimento às populações rurais inseridas em localidades áridas e semiáridas. In: Medeiros, S.S.; Gheyi, H.R.; Galvão, C.O.; Paz, V.P.S. (eds). Recursos Hídricos em Regiões Áridas e Semiáridas. Campina Grande: INSA/UFRB, 2011. Cap. 11, p 325-357. Acesso dia 23/01 2018.

GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília: Editora da UnB, v.22, n.2, p.201-210,mai./ago., 2006.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Dados Estatísticos Cidade: Campo Formoso/BA. 2016. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=290600. Acesso em: 22/02/2017.

JALFIM, F.T. Considerações sobre a viabilidade técnica e social da Captação e armazenamento da água da chuva em cisternas rurais na região semi-árida brasileira. Recife (PE). Disponível em: http://www.abcmac.org.br/files/simposio /3simp_felipe_consideracoessobreviabilidadetecnica.pdf. Acesso em: 05/01/2018.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCUZZO, F.F.N.; ANDRADE, L.R.; MELO, D.C.R. Métodos de Interpolação Matemática no Mapeamento de Chuvas do Estado do Mato Grosso. Revista Brasileira de Geografia Física, v.4, n.4, p. 793-804, 2011. Disponível em: http://www.ufpe.br/rbgfe/index.php/revista/article/view/197/204. Acesso em: 18. jan.2018.

PALMIER, L.R.; GNADLINGER, J. (2005). Tecnologias de captação e manejo de água de chuva para o semi-árido brasileiro. In: Encuentro por una nueva cultura del agua en América Latina, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza, 2005.

PEREIRA, F.; BRAGA, C.; SILVA, A.; AMÉRICO, J. Análise da qualidade e do armazenamento da água consumida na antiga escola agrícola de Ceará-Mirim/RN. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, João Pessoa (PB). Anais... João Pessoa, 2007.

RIBEIRO, L.L.G. DIREITO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE: A PRÁTICA DO BULLYING NO AMBIENTE DA ESCOLA PÚBLICA E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Revista de Direito Administrativo Contemporâneo 2015 REDAC VOL.21 (NOVEMBRO-DEZEMBRO 2015). Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/RDAdmCont_n.21.08.PDF. Acesso em: 18.mar.2018.

SILVA, O.J. Captação de águas pluviais na cidade de Campina Grande (PB): Alternativa para uma política de enfrentamento da escassez de água nas escolas públicas. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar em Ciência da Cidadania) – UEPB. Campina Grande, p. 85-PB. 2003.

SILVA, A.S.; PORTO, E.R.; LIMA, L.T.; GOMES, P.C.F. Captação e conservação de água de chuva para consumo humano: cisternas rurais; dimensionamento, construção e manejo. Petrolina, PE: Embrapa - CPATSA, SUDENE, 1984. 103 p. il. (EMBRAPA-CPATSA. Circular Técnica, 12).

SILVA NETO, M.D.; RIOS, M.L.; SANTOS, D.B.; SOUZA M.C. Potencial de captação de água de chuva dos telhados do Instituto Federal Baiano Campus Senhor Do Bonfim. IN: 8° Simpósio Brasileiro sobre Captação e Manejo de Água de Chuva, Anais... Campina Grande-PB: ABCMAC, p. 14-17. 2012.

SUASSUNA, J. ÁGUA POTÁVEL NO SEMI-ÁRIDO: escassez anunciada. Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=736&Itemid=376. Acesso em 20.out.2018.

VASCONCELOS, L.F.; FERREIRA, O.M. Captação de água de chuva para o uso domiciliar: estudo de caso, 2007. Disponível em: http://www.pucgoias.edu.br /ucg/prope/cpgss/ArquivosUpload/36/file/CAPTA%C3%87. Acesso em: 07 de março de 2018.

Publicado

2020-05-15

Cómo citar

Santos, C. F. dos, Rios, M. L., Silva, F. F. da, & Fonseca, D. F. (2020). Aproveitamento de água de chuva para fins potáveis numa escola pública no interior do município de Campo Formoso (BA). Revista Monografias Ambientais, 1, e9. https://doi.org/10.5902/2236130843369

Número

Sección

PROBLEMAS AMBIENTAIS

Artículos más leídos del mismo autor/a