Por uma educação ambiental crítica no contexto escolar: reflexões a partir das representações dos alunos

Autores

  • Salatiel Rocha da Rocha Gomes Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • José Vicente de Souza Aguiar Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130838391

Palavras-chave:

Conservacionista, Crítica, Educação ambiental, Meio ambiente

Resumo

A Educação ambiental Crítica no contexto escolar vem ganhando forças a partir de um coletivo de pensamento que sugere a inserção de aspectos sociais, políticos, éticos, estéticos, econômicos e culturais no debate da temática ambiental, ou seja, vai além do aspecto naturalista/biológico/conservador. Nesse sentido, temos como principal objetivo geral verificar que representações alunos de uma turma de 9º ano possuem sobre meio ambiente, apontando as limitações e as potencialidades de tais representações. Utilizou-se textos, desenhos, aula-passeio e um teste de evocação de palavras como técnica de coleta de dados. Percebeu-se que os alunos relacionam meio ambiente apenas à ideia de natureza, utilizando-se fauna e flora, preservação, lixo, limpeza e cuidado como palavras-chaves dessas representações, ou seja, ainda é presente no contexto escolar a concepção conservadora e preservacionista da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Salatiel Rocha da Rocha Gomes, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Professor e doutorando do programa de pós-graduação em sociedade e cultura na Amazônia

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutor em educação. Professor adjunto, Universidade Federal do Amazonas, AM

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Publicado

2019-11-05

Como Citar

Gomes, S. R. da R., & Aguiar, J. V. de S. (2019). Por uma educação ambiental crítica no contexto escolar: reflexões a partir das representações dos alunos. Revista Monografias Ambientais, 18(1), e12. https://doi.org/10.5902/2236130838391

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS