O estudo da educação ambiental com práticas pedagógicas nas escolas: um olhar para os desafios encontrados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130838756

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Práticas ambientais, Temas transversais

Resumo

O estudo traz resultados de uma revisão da literatura com o objetivo de analisar os desafios encontrados no estudo da Educação Ambiental com as práticas pedagógicas adotadas nas escolas. Para esse procedimento se baseou na coleta de dados secundários por meio da seleção de 25 documentos (artigos científicos, publicações acadêmicas). A metodologia de pesquisa foi documental exploratória objetivando relacionar, analisar, relacionar e comparar os documentos encontrados a fim de evidenciar as dificuldades enfrentadas pelas instituições quanto à efetivação das práticas , desde o ensino infantil até o médio. Dentre os desafios encontrados no estudo da Educação Ambiental com práticas pedagógicas nas escolas destaca-se: a falta de capacitação de professores para inovações de práticas pedagógicas; pouca inserção da interdisciplinaridade e transversalidade; utilização de Projetos sem continuidade que não alcançam o objetivo da Educação Ambiental como proposto nos PCNs. A pesquisa permitiu mostrar que as ações de Educação Ambiental ainda são incipientes nas escolas e que existe a necessidade de adequação dos currículos escolares, assim como a capacitação e formação continuada dos professores de diferentes áreas.

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Biografia do Autor

Rosinei Teixeira Pereira, Universidade Católica do Salvador, BA

Discente do Programa de Pós Graduação em Planejamento Ambiental/Salvador, Bahia

Katia Regina Benati, Universidade Católica do Salvador, BA

Docente do Programa de Pós Graduação em Planejamento Ambiental e Graduação em Ciências Biológicas/Centro de Ecologia e Conservação Animal - ECOA. Salvador, Bahia

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

Pereira, R. T., & Benati, K. R. (2019). O estudo da educação ambiental com práticas pedagógicas nas escolas: um olhar para os desafios encontrados. Revista Monografias Ambientais, 18(1), e8. https://doi.org/10.5902/2236130838756

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

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