Artigo original DOI: http://dx

REMOA, Vol. 18 (2019), e8

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179460X 38756

Received: 26/06/2019 Accepted: 23/09/2019

 

 


Seo Prticas Educativas Ambientais

 

O estudo da Educao Ambiental com Prticas Pedaggicas nas escolas: um olhar para os desafios encontrados

 

The study of Environmental Education with Pedagogical Practices in schools: a look at the challenges encountered

 

 

Rosinei Teixeira de Araujo PereiraI, Katia Regina BenatiII

 

I Programa de Ps-Graduao em Planejamento Ambiental, Discente do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental, Universidade Catlica do Salvador, BA, Brasil

rosineir.pereira@ucsal.edu.br

II Programa de Ps-Graduao em Planejamento Ambiental, Centro de Ecologia e Conservao Animal-ECOA, Universidade Catlica do Salvador, BA, Brasil

katia.benati@pro.ucsal.br

 

 

Resumo

O estudo traz resultados de uma reviso da literatura com o objetivo de analisar os desafios enontrados no estudo da Educao Ambiental com as prticas pedaggicas adotadas nas escolas. Para esse procedimento se baseou na coleta de dados secundrios por meio da seleo de 25 documentos (artigos cientficos, publicaes acadmicas). A metodologia de pesquisa foi documental exploratria objetivando relacionar, analisar, relacionar e comparar os documentos encontrados a fim de evidenciar as dificuldades enfrentadas pelas instituies quanto efetivao das prticas, desde o ensino infantil at o mdio. Dentre os desafios encontrados no estudo da Educao Ambiental com prticas pedagogicas nas escolas destaca-se: a falta de capacitao de professores para inovaes de prticas pedaggicas; pouca insero da interdisciplinaridade e transversalidade; utilizao de Projetos sem continuidade que no alcanam o objetivo da Educao Ambiental como proposto nos PCNs. A pesquisa permitiu mostrar que as aes de Educao Ambiental ainda so incipientes nas escolase que existe a necessidade de adequao dos curriculos escolares, assim como a capacitao e formao continuada dos professores de diferentes reas.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Prticas ambientais; Temas transversais

 

Abstract

The study sought the results of a review with the objective of analyzing the challenges found in the study of Environmental Education with pedagogical practices adopted in schools. For this procedure was based on the collection of secondary data through the selection of 25 documents (scientific articles, academic publications and textbooks). The methodology of exploratory documentary research aiming to relate, analyze and compare the documents found. The adoption of topics as results of the challenges encountered in the study of Environmental Education with pedagogical practices in schools were: teacher training with innovations of pedagogical practices, insertion of interdisciplinarity and transversality, use of Projects without continuity that do not reach the objective of Environmental Education according to the PCNs. The research showed that Environmental Education actions are still incipient in schools and that there is a need for adaptation of school curricullum, as well as the training and continuing education of teachers from different areas.

Keywords: Interdisciplinarity; Environmental practices; Transversal themes

 

 


1 Introduo

Os problemas ambientais existentes precisam ser trabalhados e discutidos com toda a sociedade, principalmente nas escolas, pois crianas e adolescentes bem informados sero adultos mais preocupados com o meio ambiente. Estes problemas impem mudana de paradigmas no modo de pensar e agir de forma individual e coletivamente, em educar a sociedade tornando-se responsvel em conservar o ambiente saudvel para as presentes e futuras geraes. Leva-se a crer que a soluo para esse descompasso est em educar os indivduos. Essa ao vem a partir de uma nova dimenso educacional poltica, radical e transformadora concebida como Educao Ambiental. Como proposto por Dias (2010, p. 523), onde diz que a Educao Ambiental :

 

Educao Ambiental um processo permanente no qual os indivduos e a comunidade tomam conscincia do seu meio ambiente e adquirem novos conhecimentos, valores, habilidades, experincias e determinao que os tornam aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros.

 

Na etimologia da palavra, o termo educar tem origem latina educare, que significa a ao de formar, instruir, guiar. Neste contexto, Reigota (2009) diz que a escola um dos locais privilegiados para a realizao da Educao Ambiental. Nessa perspectiva, Cuba(2010), afirma que, por ser a escola um local privilegiado de informaes e produo de conhecimento deve abrir oportunidade para discusses sobre os problemas ambientais com objetivo de superar pensamentos desvirtuados e inexperientes de novas geraes.

Alguns pesquisadores no campo educacional (SATO, 2002; REIGOTA, 2009), consideram a Educao Ambiental um importante processo educativo contnuo, devendo ser desenvolvida em todas as etapas da vida, nveis de ensino e no cotidiano de cada cidado.

Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Educao Ambiental est inserida dentro do tema meio ambiente de forma interdisciplinar e o modo como deve ser ministrada atravs da transversalidade. Vale ressaltar que estudos relacionados ao tema Meio Ambiente remetem necessidade de se analisar os conhecimentos relativos a diversas reas do saber (BRASIL, 1998).

Para se alcanar esses propositos, diferentes metodologias vm sendo empregadas por professores nas escolas. Entretanto, estas metodologias aplicadas em suas prticas pedaggicas para o estudo da Educao Ambiental no ensino formal, tem enfrentado inmeros desafios. Para melhor explic-los, Carvalho (2005, p. 59) postula a seguinte indagao: Afinal, como ocupar um lugar na estrutura escolar desde essa espcie de no-lugar que a transversalidade? Para esta autora, ao se designar a Educao Ambiental como tema transversal, ela pode estar inserida nos contedos das prticas pedaggicas ambientais constantes, como tambm no pertencer ou no ser abordada em nenhuma temtica ambiental dentro da estrutura curricular.

O Art. 2 da Lei 9795/1999, que instituiu a Poltica Nacional de Educao Ambiental, estabelece que:

 

Art. 11. A dimenso ambiental deve constar dos currculos de formao de professores, em todos os nveis e em todas as disciplinas.

Pargrafo nico. Os professores em atividade devem receber formao complementar em suas reas de atuao, com o propsito de atender adequadamente ao cumprimento dos princpios e objetivos da Poltica Nacional de Educao Ambiental (BRASIL, 1999).

 

Diante do exposto, muitas so as dificuldades que o professor encontra para colocar em prtica uma educao to abrangente como a Educao Ambiental (BONOTTO, 2005). Assim, importante analisar os desafios encontrados no estudo da Educao Ambiental com prticas pedaggicas nas escolas.

 

1.1 Prticas Pedaggicas para conscientizao ambiental dos alunos

A Educao Ambiental crtica exige uma postura avanada por parte dos professores, no que diz respeito ao abandono de uma abordagem tradicional do processo de ensino-aprendizagem, presa a uma sala de aula em uma relao professor-aluno verticalizada. Para Reigota (2009) a escola deve empregar metodologias que permitam ao aluno questionar dados e ideias sobre um tema, propor solues e apresent-los.

Com enfoque de uma nova perspectiva educacional a utilizao de prticas pedaggicas nas aulas com foco para a Educao Ambiental favorece uma aprendizagem significativa que ocorre quando:

 

O aluno interage com o assunto em estudo ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando sendo estimulado a construir o conhecimento ao invs de receb-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de aprendizagem ativa, o professor atua como orientador, supervisor, facilitador do processo de aprendizagem, e no apenas como fonte nica de informao e conhecimento (BARBOSA e MOURA, 2013, p.55).

 

A Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA) amparada pela lei citada, no seu captulo II, art. 8 no 3 pargrafo, aborda para as questes de metodologia em prticas pedaggicas ambientais quando informa que, as aes de estudos, pesquisas e experimentaes voltar-se-o para:

 

II O desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando participao dos interessados na formulao e execuo de pesquisas relacionadas problemtica ambiental

IV A busca de alternativas curriculares e metodolgicas de capacitao na rea ambiental (BRASIL, 1999, p. 3).

 

Kindel (2012) relata que as prticas pedaggicas realizadas pelos professores em sala de aula, devem fazer com que os alunos se posicionem de forma crtica perante os problemas ambientais que so trabalhados pelo professor durante a realizao das atividades. Alm disso, promover atividades ldicas pode estimular a criatividade e favorecer no aprendizado nas prticas ambientais (PERES et at., 2018).

 

2 Procedimentos Metodolgicos

A metodologia de pesquisa foi documental exploratria objetivando analisar, relacionar e comparar os documentos encontrados a fim de evidenciar as dificuldades enfrentadas pelas instituies quanto efetivao das prticas voltadas a Educao Ambiental, desde o ensino infantil at o mdio.

Para tanto, realizou-se uma reviso sistematizada correspondente a um estudo exploratrio com o objetivo de trazer informaes dos desafios relativos ao estudo da Educao Ambiental com as prticas pedaggicas inseridas nas escolas. Foram estudadas vrias obras referentes ao meio ambiente para um melhor direcionamento dos avanos e desafios dos estudos sobre Educao Ambiental, entre essas obras esto inclusas a Constituio Federal, a Lei 9.795 de 1999, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB, e os Parmetros Curriculares Nacionais PCNs.

A pesquisa baseou-se na coleta de dados secundrios por meio da seleo de documentos dos ltimos 10 anos (2008-2018). Para essa busca utilizamos as palavras chaves: Educao Ambiental e Prticas Pedaggicas de forma combinada. As pesquisas foram realizadas no portal de peridicos CAPES/MEC e para complementar acessamos o Google Acadmico e o SciELO. Foram excludos os documentos repetidos.

Foram encontrados 25 documentos, sendo sete deles bem recentes (2017 -2018),dentre eles, artigos cientficos, publicaes acadmicas (monografias, dissertao de mestrado), que pudessem nortear o andamento do trabalho. Na anlise dos documentos priorizamos os aspectos sobre as prticas pedaggicas com a temtica ambiental, focando na Educao Ambiental, sua questo legal e orientaes curriculares.

Aps a anlise completa dos 25 documentos selecionados, realizamos uma triagem, onde analisamos os principais tpicos: tipo de pesquisa, objetivo da pesquisa, metodologia e resultados encontrados e suas lacunas de conhecimento. Esses documentos tm como finalidade visualizar como a Educao Ambiental tem sido inserida nas escolas, mediante a ao executada e a metodologia aplicada, para somente ento permitir a compreenso dos aspectos da formao dos alunos em Educao Ambiental.

 

 

3 Resultados e Discusso

Foram analisados 25 documentos, sendo 18 artigos cientficos, 05 dissertaes de mestrado, 02 monografias do curso de graduao. A partir da, foram selecionados os principais desafios encontrados nos estudos que trazem como foco as prticas pedaggicas realizadas nas escolas, que so voltadas para a educao ambiental, sendo elas: I. Falta de capacitao dos professores e inovaes de prticas pedaggicas; II. Necessidade de insero da interdisciplinaridade e transversalidade; III. Projetos pontuais e sem continuidade e que no alcanam o objetivo da Educao Ambiental segundo como proposto nos PCNs. Os desafios sero detalhados a seguir.

 

3.1 Prticas Pedaggicas para conscientizao ambiental dos alunos

Aps anlise dos documentos foram observados os desafios do estudo da Educao Ambiental com prticas pedaggicas nas escolas desde do ensino infantil at o ensino mdio (Tabela 1). Percebemos que alguns professores no foram contemplados com discusses sobre a prtica de Educao Ambiental de forma crtica em sua formao inicial, ou seja, no foram capacitados para desenvolver tais atividades (BOSA e TESSER, 2014). Nesse estudo, os autores avaliaram ainda que, o problema no est apenas na falta de capacitao, mas que a escola enfrenta outros desafios, que vai desde conceituar e interpretar questes ligadas Educao Ambiental, at problemas de infraestrutura na escola.

importante lembrar que para que as atividades sejam efetivas os professores necessitam de uma Formao Continuada, seja ela proposta pelas instituies governamentais ou no, desde que a instituio de ensino a que o professor esteja vinculado propicie esta continuidade na formao(VENDRUSCULO et al., 2013; ASSMANN e CECCON,2015).Por outro lado, as escolas precisam apresentar nos Planos Polticos Pedaggicos PPP questes relacionadas Educao Ambiental (ASSMANN e CECCON, 2015)e avanar em relao ao seu desenvolvimento prtico e na formao dos educadores, na perspectiva de uma educao socioambiental cidad (DIAS e CARNEIRO, 2016).Assim como, necessrio um apoio dos rgos governamentais no sentido de oferecer suporte escola e capacitao para os professores (ASSMANN e CECCON, 2015), j que a formao de formadores em Educao Ambiental no Brasil ainda precria (TEIXEIRA et al., 2014). Essas questes esto previstas no Programa Nacional de Educao Ambiental (PNEA) em seu Art. 8, onde determina que as atividades vinculadas Poltica Nacional de Educao Ambiental devem ser desenvolvidas na educao em geral e na educao escolar, conforme o no 2, Capitulo I a incorporao da dimenso ambiental na formao, especializao e atualizao dos educadores de todos os nveis e modalidades de ensino (BRASIL, 1999). Dessa forma, a formao continuada poder levar a uma melhoria nas prticas pedaggicas para um melhor aproveitamento e minimizao dos desafios encontrados devido falta de capacitao de professores.

 

Tabela 1 - Capacitao de professores inovaes de prticas pedaggicas

Autores

Tipo de pesquisa

Ano

Objetivo da

pesquisa

Metodologia

Desafio Encontrado

Assmann, Ceccon

Artigo

2015

Analisar a prtica pedaggica dos professores de Cincias nas escolas pblicas.

Entrevista e questionrio com quatorze escolas.

A maioria das escolas no possui um Plano Poltico Pedaggico (PPP) contextualizado de como ser desenvolvida a EA.

Falta de apoio dos rgosgovernamentais.

Vendruscolo

Confortin

Manica, Aresi

Artigo

2013

Analisar a concepo e a prtica de professores sobre EA em escolas pblicas.

Questionrio

Cinco escolas participantes.

Capacitao de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexo crtica dos problemas ambientais e gerar mudanas de atitudes.

Dias, Carneiro

Artigo

2016

Identificar conscincia socioambiental

 

***

Entrevista e questionrio

Trs escolas participantes.

Avanar sob o foco da EA crtica, em relao ao seu desenvolvimento prtico e na formao dos educadores, na perspectiva de uma educao socioambiental cidad.

Teixeira,

Bernartt,

Pezarico

Artigo

2014

Analisar o uso das prticas pedaggicas na EA.

Entrevistas

Apenas com docentes.

Prticas pedaggicas conservadoras e banais. Precariedade da formao de educadores ambientais no Brasil.

Peres,

Benati,

Silva,

Amorim,

Dias

Artigo

2017

Estimular o comportamento conservacionista em alunos do ensino fundamental partir de prticas ambientais.

Questionrio

quatro escolas participantes.

Participao mais efetiva dos professores da turma contribuindo para uma interao mais consistente entre a equipe do projeto e o corpo docente e discente da escola.

 

Lbo

 

Dissertaao

2013

Analisar a forma que vem sendo trabalhada a EA pelos professores do Ensino Fundamental e Mdio.

Estudo descritivo

Trs escolas participantes.

Necessidade de uma apropriao da Educao Ambiental critica e emancipadora presente na escola para despertar os alunos para os problemas.

Oliveira,

Toniosso

Artigo

2014

Identificar o perfil dessas prticas e, assim, desenvolver um olhar crtico.

Pesquisa bibliogrfica.

 

Ausncia dessas prticas ambientais no contexto da Educao Infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: dados pesquisa, 2019

 

3.2 Insero da interdisciplinaridade e transversalidade nos contedos das diferentes reas

Algumas escolas tm dificuldade em incluir a transversalidade e a interdisciplinaridade (Tabela 2) em seus contedos, como consta nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Bosa e Tesser (2014) identificaram que os professores tm dificuldade em articular os contedos estudados em diferentes reas do conhecimento s problemticas ambientais. Silva e Tern (2018) verificaram que apenas Cincias e Geografia, que so disciplinas afins, conseguiram inserir a temtica ambiental em seus planejamentos e perceberam que existem lacunas na insero da temtica ambiental e propuseram que a Secretria da Educao juntamente com a escola oferecessem curso de capacitao aos seus professores.

A falta de capacitao do professor para lidar com as questes ambientais em reas que no so diretamente relacionadas a este tema (VENDRUSCULOet al., 2013)reflete a necessidade da implantao de um PPP que inlua as diferentes reas e suas contribuies relacionadas a Educao Ambiental nas prticas pedaggicas (ASSMANN e CECCON, 2015). Dessa forma, para que as escolas consigam trabalhar de forma interdisciplinar e transversal, elas necessitam repensar o currculo e inserir o tema ambiental de forma inovadora(TOZONI-REIS, 2012), considerando os aspectos biolgicos, fsicos, sociais, econmicos e culturais (SILVA, 2012).Para Virgens (2011) necessrio inserir a educao ambiental no cotidiano das escolas para permitir que os estudantes mudem o comportamento com relao ao meio ambiente, aos seres vivos e aos recursos naturais renovveis e no renovveis, e at mesmo com relao aos problemas sociais que necessitam de mudanas urgentes.

Nesse contexto, se faz necessria uma articulao entre as reas e os temas transversais, fundamentados na seleo e organizao do conhecimento em cada rea, para que os temas transversais funcionem como eixo integrador das diferentes reas do currculo, e deste com a realidade social. Portanto, os temas transversais deveriam ser o eixo estrutural do currculo. Entretanto, na realidade, so postos em um patamar de importncia inferior ao das disciplinas na organizao do guia curricular.

 

Tabela 2 - Dificuldades de inserir a temtica ambiental como tema transversal e interdisciplinar presentes nos contedos das diferentes reas

Autores

Tipo de pesquisa

ano

Objetivo da Pesquisa

Metodologia

Desafio Encontrado

Silva,

Tern

Artigo

2018

 

Analisar as prticas pedaggicas e seu uso na EA com alunos do Ensino Fundamental.

Anlise descitiva

Entrevista em uma escola.

Insero da temtica ambiental como tema transversal e interdisciplinar presentes nos contedos das diferentes reas de conhecimento, abordado apenas em Cincias e Geografia.

Virgens

Monografia

2011

Importncia da EA na escola e a contribuio para formao cidado crtico e ativo

Anlise descritiva do Projeto pedaggio.

A introduo da EA nas praticas de diferentes matrias ainda um desafio a ser vencido na sala de aula pelos educadores, que se depara com uma diversidade de problemas.

Bosa,

Tesser

Artigo

2014

 

Identificar as dificuldades enfrentadas em trabalhar EA

Questionrio semiestruturado em dezesseis escolas.

Muita dificuldade em trabalhar EA, principalmente nas prticas de diferentes matrias.

Silva

Dissertao

2012

Verificar de que maneira a EA estava sendo trabalhada na prtica educativa do EF e EM.

Questionrio semiestruturado em uma escola.

O modelode EA no tem conseguido tangenciar as questes ambientais em seus aspectos biolgicos, fsicos,sociais, econmicos e culturais.

Tozoni-Reis

Artigo

2012

 

Insero crtica da EA nas escolas de educao bsica

Anlise descritiva.

Inserir o tema ambiental no currculo escolar de forma inovadora.

Carvalho

Dissertao

2017

Promoo da Educao Ambiental no espao no formal

Questionrio em uma escola.

Dificuldade dos temas disciplinares para trabalhar Educao Ambiental.

Fonte: dados pesquisa, 2019

 

3.2 Anlise geral portpicos dos encontrados nas prticas pedaggicas

Dos 25 documentos analisados, observamos que 28% abordam como um dos principais desafios a necessidade de capacitao dos professores para inovar suas prticas pedaggicas, assim como a necessidade da incluso da tematica ambiental de forma mais contextualizada no PPP. A insero da temtica ambiental como tema transversal e interdisciplinar presentes nos contedos das diferentes reas, foi encontrado como desafio em24% dos documentos analisados. Os demais desafios encontrados pela escola (28%) correspondem a projetos pontuais, realizados em datas comemorativas. Dos documentos avaliados, apenas 20% no relataram nenhum desafio encontrado (Figura 1). Vale ressaltar que em alguns dos resultados faltou um analise mais critica e criteriosa por parte dos docentes, dificultando uma anlise mais robusta por parte desse material.

 

Figura 1: Distribuio por tpicos dos desafios encontrados no estudo da Educao Ambiental com prticas pedaggicas nas escolas.

 

 

4 Concluses

Ao final deste estudo, identificamos alguns desafios encontrados no estudo da Educao Ambiental com prticas pedaggicas nas escolas. Os documentos como Constituio Federal, a Lei 9.795 de 1999, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB, e os Parmetros Curriculares Nacionais PCNs, foram de grande ajuda para poder analisarmos resultados e perceber que algumas escolas no esto alcanando os objetivos propostos pelos PCNs. Esse estudo foi importante para perceber o potencial de referncia do estudo da Educao Ambiental nas escolas e o que precisa ser refletido como proposta de potencializar, visto que, foi observado e analisado que em algumas escolas os professores no so capacitados, nem motivados em trabalhar de forma interdisciplinar com temas transversais o estudo da Educao Ambiental efetuando esse estudo com Disciplinas afins como Cincias e Geografia.

A pesquisa permitiu mostrar que as aes de Educao Ambiental ainda so incipientes nas escolas e que existe a necessidade de adequao dos currculos escolares, assim como a capacitao e formao continuada dos professores de diferentes reas. Dessa forma, podermos perceber ao longo do tempo mudanas que englobem a comunidade escolar. A pesquisa evidenciou ainda que a realizao dos projetos de Educao Ambiental no so contnuos, portanto, pensar em projetos ldicos e contnuos que visem a interdisciplinaridade e a transversalidade pode ser uma alternativa benfica para a construo do conhecimento na rea ambiental.

 

 

Referncias

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