Semana Farroupilha como proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843397

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Semana Farroupilha, Contextualização, Educação Básica, Pesquisa Participante

Resumo

O objetivo deste trabalho residiu em elaborar, desenvolver e analisar uma proposta pedagógica interdisciplinar com a temática da Semana Farroupilha. A questão de pesquisa residiu na seguinte: Quais as potencialidades de se trabalhar em sala de aula, de forma interdisciplinar, saberes relacionados a Semana Farroupilha? A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida em uma escola municipal de Ensino Fundamental localizada em São Gabriel, RS, Brasil. Participaram das atividades 15 alunos do 4º ano e a professora regente da turma (primeira autora do artigo). Desse modo, a pesquisa configurou-se como participante. As atividades interdisciplinares elaboradas envolveram saberes da(s) História, Geografia, Ciências, Artes, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. Ao trabalharmos essa data comemorativa de forma contextualizada e interdisciplinar, acabamos dando mais sentido aos saberes. No entanto, consideramos como o maior obstáculo encontrado a falta de conscientização da importância do trabalho interdisciplinar pelos outros professores da escola. As potencialidades de se trabalhar em sala de aula, de forma interdisciplinar, saberes relacionados a Semana Farroupilha contribuem para: uma maior capacidade de raciocínio; o desenvolvimento de habilidades e atitudes nos alunos; bem como com o resgate do prazer em aprender de um modo diferente.

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Biografia do Autor

Jaqueline Fagundes Brenner, Prefeitura Municipal de São Gabriel, São Gabriel, RS

Pedagoga e Especialista em Educação: Práticas de Ensino Interdisciplinares, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, São Gabriel, RS, Brasil. Professora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG (2018), com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - UniCV. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Brenner, J. F., & Marinho, J. C. B. (2020). Semana Farroupilha como proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Monografias Ambientais, 19, e3. https://doi.org/10.5902/2236130843397