Semana Farroupilha como proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130843397Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Semana Farroupilha, Contextualização, Educação Básica, Pesquisa ParticipanteResumo
O objetivo deste trabalho residiu em elaborar, desenvolver e analisar uma proposta pedagógica interdisciplinar com a temática da Semana Farroupilha. A questão de pesquisa residiu na seguinte: Quais as potencialidades de se trabalhar em sala de aula, de forma interdisciplinar, saberes relacionados a Semana Farroupilha? A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida em uma escola municipal de Ensino Fundamental localizada em São Gabriel, RS, Brasil. Participaram das atividades 15 alunos do 4º ano e a professora regente da turma (primeira autora do artigo). Desse modo, a pesquisa configurou-se como participante. As atividades interdisciplinares elaboradas envolveram saberes da(s) História, Geografia, Ciências, Artes, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. Ao trabalharmos essa data comemorativa de forma contextualizada e interdisciplinar, acabamos dando mais sentido aos saberes. No entanto, consideramos como o maior obstáculo encontrado a falta de conscientização da importância do trabalho interdisciplinar pelos outros professores da escola. As potencialidades de se trabalhar em sala de aula, de forma interdisciplinar, saberes relacionados a Semana Farroupilha contribuem para: uma maior capacidade de raciocínio; o desenvolvimento de habilidades e atitudes nos alunos; bem como com o resgate do prazer em aprender de um modo diferente.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Maicon. Base Nacional Comum Curricular: elementos para o debate. REnBio – Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 8, p. 54-62, 2015.
COLAÇO, V. F. R.; PEREIRA, E.; PEREIRA NETO, F. E.; CHAVES, H. V.; SÁ, T. S. Estratégias de mediação em situação de interação entre crianças em sala de aula. Estudos de Psicologia, v. 12, n. 1, p. 47-56, 2007.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p.93-103, 2008.
FREITAS, Carmen Vera Duarte; FERREIRA, Laura Maria Tissot; SILVA, Madelaine Rodrigues da; GONÇALVES, Raquel Ferreira. Semana Farroupilha: história, cultura e afins. Revista Didática Sistêmica, v. 16, n.,1, p. 340, 2014.
GALLON, Mônica da Silva; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Interdisciplinaridade pelo olhar de um grupo de professores: obstáculos encontrados para sua execução. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.
GOMES, C. R. S.; MONTEIRO, K. J. As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, v. 4, n. 7, p. 152-173, jan./jun. 2016.
KATO, D.; KAWASAKI, C. As concepções de contextualização de ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.
LUDWIG, A. C. W. Fundamentos e prática de Metodologia Científica. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
PROÊNCIO, L. M.; LIRA, A. C. M.; DOMINICO, E. É preciso falar sobre isso! As datas comemorativas nas instituições educativas. In: XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE); 2017 ago. 28-31, Curitiba, Brasil, p. 10735-48.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, dez. 2008.
TONHOLO, T. B. Datas comemorativas no contexto escolar. Revista Eletrônica Pro-Docência/UEL, n. 4, v. 1, p. 182-193, jul./dez. 2013.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1992.
XAVIER, M. L. M. Planejamento: globalização, interdisciplinaridade e integração curricular. In: XAVIER, M. L. M.; DALLA ZEN, M. I. H. (Orgs.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. p. 9-28.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.