Semana Farroupilha como proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130843397Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Semana Farroupilha, Contextualização, Educação Básica, Pesquisa ParticipanteResumen
O objetivo deste trabalho residiu em elaborar, desenvolver e analisar uma proposta pedagógica interdisciplinar com a temática da Semana Farroupilha. A questão de pesquisa residiu na seguinte: Quais as potencialidades de se trabalhar em sala de aula, de forma interdisciplinar, saberes relacionados a Semana Farroupilha? A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida em uma escola municipal de Ensino Fundamental localizada em São Gabriel, RS, Brasil. Participaram das atividades 15 alunos do 4º ano e a professora regente da turma (primeira autora do artigo). Desse modo, a pesquisa configurou-se como participante. As atividades interdisciplinares elaboradas envolveram saberes da(s) História, Geografia, Ciências, Artes, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. Ao trabalharmos essa data comemorativa de forma contextualizada e interdisciplinar, acabamos dando mais sentido aos saberes. No entanto, consideramos como o maior obstáculo encontrado a falta de conscientização da importância do trabalho interdisciplinar pelos outros professores da escola. As potencialidades de se trabalhar em sala de aula, de forma interdisciplinar, saberes relacionados a Semana Farroupilha contribuem para: uma maior capacidade de raciocínio; o desenvolvimento de habilidades e atitudes nos alunos; bem como com o resgate do prazer em aprender de um modo diferente.
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