Desafios e perspectivas das questões ambientais na Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá no município de Salvador-BA

José Carlos Lima, Marcelo Cesar Peres, Katia Regina Benatti

Resumo


A еduсаçãо аmbіеntаl é considerada uma abordagem para a concretização, nо âmbіtо еmрírісо, dо Eѕtаdо de Dіrеіtо Ambіеntаl, afinal, сіdаdãоѕ com acesso à іnfоrmаçãо têm melhores соndіçõеѕ dе atuar ѕоbrе a ѕосіеdаdе,  dе articular suas іdеіаѕ e dе agir frеntе àѕ саuѕаѕ dе ѕеu interesse. Dentro desse contexto este trabalho teve como principal objetivo demоnѕtrаr соmо аѕ questões ambіеntаіѕ роdеm ѕеr uma excelente fеrrаmеntа реdаgógіса para educação сrítіса no ensino fundаmеntаl. A presente pesquisa tem como linha metodológica a investigação qualitativa, pois enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais. A Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá faz parte da rede pública, sendo possível contar com seu espaço para a realização da pesquisa, além de sua localização próxima a área de estudo, é uma das escolas onde o programa “Escola da Família” atua o que permitiu a adesão dos alunos deste programa ao projeto. Verificou-se que as concepções produzidas na escola analisada focalizam, prioritariamente, os decorrentes problemas ambientais mais estreitamente integrados a uma vertente do ambiente local, pautadas nas temáticas tradicionais como os ruídos, resíduos, o desmatamento e a poluição do ar e das águas, muito embora não se separe da efetivação de ações comprometidas com as mudanças ambientais e sociais mais abrangentes.


Palavras-chave


Meio ambiente; Escola; Interdisciplinaridade; Agenda 21

Texto completo:

HTML PDF

Referências


ANDREOLI, Cleverson V.; et al. Uma leitura para os temas transversais: ensino fundamental. Serviço Nacional de aprendizagem Rural (SENAR), Curitiba, 2012.

AZEVEDO, P. F. de. Ambiente e direito no limiar da vida. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

BELLIA, Vitor. Introdução à economia do meio ambiente. Brasília: IBAMA, 2016.

BIGLIARI, R.V.; CRUZ, R. G. Currículo escolar, pensamento crítico e educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental. Fundação Universidade Federal do Rio Grande. v. 21, p. 332-340, jul/dez de 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil Promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 2007.

_____. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, R. M. Da economia da beleza à beleza da economia. Rio de Janeiro: IPPUR, 1997.

RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VIZENTIN, Caroline R.; FRANCO, Rosemary C. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico, metodologia ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Curitiba: Base Editorial, 2013.

ZITZKE, Valdir Aquino. Educação Ambiental e ecodesenvolvimento. Revista eletrônica do Mestrado em Educação, v. 9, p.175-188, jul./dez., 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130843899

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.