Reflexões sobre o programa escolas sustentáveis na política pública de educação ambiental de Ananindeua
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130833438Palavras-chave:
Escolas sustentáveis, Educação ambiental, Políticas públicasResumo
O presente artigo apresenta reflexões teóricas e resultados para a dissertação de mestrado intitulada: Programa escolas sustentáveis na política pública de educação ambiental no município de Ananindeua: uma análise em três instituições de ensino, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, e versa sobre o programa escolas sustentáveis na política pública de educação ambiental, no município de Ananindeua, no estado do Pará, a partir da análise de unidades escolares públicas: E.M.E.F. João Paulo II; E.M.E.F. Maria do Carmo e E.M.E.F. Lúcia Vanderley (Ananindeua/Pa). A abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, com maior ênfase em aspectos qualitativos, sustentada pela fenomenologia da percepção, envolvendo a observação participante, estudo documental, pesquisa bibliográfica, entrevista e a descrição interpretativa baseada nas percepções teóricas e opiniões dos sujeitos envolvidos com o programa em estudo (gestores, coordenadores, professores e alunos). Os resultados indicam que para tornar as escolas destacadas em espaços efetivamente educadores e sustentáveis é necessário a continuidade dos investimentos direcionados aos projetos elaborados nas instituições, também na formação dos atores escolares para que estes adquiram conhecimentos e incluam estas temáticas no currículo das diversas modalidades de ensino ( da educação infantil ao ensino superior), bem como ampliar a comunicação entre os órgãos mantenedores visando o fortalecimento do trabalho na gestão escolar com foco na educação ambiental.
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