Reflexões sobre o programa escolas sustentáveis na política pública de educação ambiental de Ananindeua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130833438

Palavras-chave:

Escolas sustentáveis, Educação ambiental, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões teóricas e resultados para a dissertação de mestrado intitulada: Programa escolas sustentáveis na política pública de educação ambiental no município de Ananindeua: uma análise em três instituições de ensino, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, e versa sobre o programa escolas sustentáveis na política pública de educação ambiental, no município de Ananindeua, no estado do Pará, a partir da análise de unidades escolares públicas: E.M.E.F. João Paulo II; E.M.E.F. Maria do Carmo e E.M.E.F. Lúcia Vanderley (Ananindeua/Pa). A abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, com maior ênfase em aspectos qualitativos, sustentada pela fenomenologia da percepção, envolvendo a observação participante, estudo documental, pesquisa bibliográfica, entrevista e a descrição interpretativa baseada nas percepções teóricas e opiniões dos sujeitos envolvidos com o programa em estudo (gestores, coordenadores, professores e alunos). Os resultados indicam que para tornar as escolas destacadas em espaços efetivamente educadores e sustentáveis é necessário a continuidade dos investimentos direcionados aos projetos elaborados nas instituições, também na formação dos atores escolares para que estes adquiram conhecimentos e incluam estas temáticas no currículo das diversas modalidades de ensino ( da educação infantil ao ensino superior), bem como ampliar a comunicação entre os órgãos mantenedores visando o fortalecimento do trabalho na gestão escolar com foco na educação ambiental.

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Biografia do Autor

Mônica Costa Ribeiro, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido - pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. NAEA (2005). Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA - UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Professora Associada I do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA - UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Professora Adjunto da Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação - UFPA, onde coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM (www.geam.com.br).

Rodolpho Zahluth Bastos, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Geopolítica pela Université Paris 8 - Instituto Francês de Geopolítica (IFG/Paris 8). É professor adjunto do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA)

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Publicado

2019-11-05

Como Citar

Ribeiro, M. C., Silva, M. L. da, & Bastos, R. Z. (2019). Reflexões sobre o programa escolas sustentáveis na política pública de educação ambiental de Ananindeua. Revista Monografias Ambientais, 18(1), e11. https://doi.org/10.5902/2236130833438

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS