Representações sobre o meio ambiente: da identificação de obstáculos à elaboração de objetivos-obstáculos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130816529Palavras-chave:
Meio ambiente, Representações, Obstáculos, Objetivos-obstáculosResumo
Este trabalho tem por objetivo identificar as representações que alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental possuem sobre o meio ambiente e a partir delas elaborar objetivos visando a ampliação desses conceitos e a superação de alguns obstáculos. Fundamentou-se na concepção de obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard e de objetivos-obstáculos de Astolfi e colaboradores. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, onde os dados foram coletados a partir de sete encontros realizados na escola, utilizando-se como técnicas questionários, observação e visitas a espaços não-formais institucionalizados e não institucionalizados. Os resultados apontam que as representações inicias dos alunos sobre o meio ambiente voltam-se apenas para o cuidado e amor à natureza, como não jogar lixo e cuidar dos animais. Após a realização dos encontros, notou-se a predominância do pensamento conservacionista, mas com pequenas ampliações sobre a ideia de meio ambiente, já envolvendo relações de meio ambiente e sociedade e de interdependência entre homem e natureza. Acredita-se na importância de se trabalhar a partir dos obstáculos, que por sua vez possibilitam a elaboração de objetivos-obstáculos, mesmo sabendo que as mudanças conceituais podem ser resistentes e lentas, como o caso estudado.Downloads
Referências
ASTOLFI, J.P et all. As palavras-chave da didática das ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
ASTOLFI, Jean-Pierre; PETERFALVI, Brigitte. VÉRIN, Anne. Como as crianças aprendem as ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
AUSUBEL, D. P; NOVAK, J.D. & HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2 ed, Interamericana, RJ, 1980.
BACHELARD, Gaston.A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília, 1997.
CARVALHO, Izabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.
DUBET, François. O que é uma escola justa? a escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Estampa, 1975.
FRIGOTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 2006.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTOS, Maria Eduarda. Mudança conceptual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.
VASCONCELOS, Celso dos S. Desafio da Qualidade da Educação: Gestão da sala de aula. In: Gestão da Sala de aula. São Paulo: Liberta, 2014.Como as crianças aprendem as ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.