Representações sobre o meio ambiente: da identificação de obstáculos à elaboração de objetivos-obstáculos

Autores

  • Salatiel da Rocha Gomes Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM
  • José Vicente de Souza Aguiar Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM
  • Ierecê Barbosa Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130816529

Palavras-chave:

Meio ambiente, Representações, Obstáculos, Objetivos-obstáculos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as representações que alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental possuem sobre o meio ambiente e a partir delas elaborar objetivos visando a ampliação desses conceitos e a superação de alguns obstáculos. Fundamentou-se na concepção de obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard e de objetivos-obstáculos de Astolfi e colaboradores. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, onde os dados foram coletados a partir de sete encontros realizados na escola, utilizando-se como técnicas questionários, observação e visitas a espaços não-formais institucionalizados e não institucionalizados. Os resultados apontam que as representações inicias dos alunos sobre o meio ambiente voltam-se apenas para o cuidado e amor à natureza, como não jogar lixo e cuidar dos animais. Após a realização dos encontros, notou-se a predominância do pensamento conservacionista, mas com pequenas ampliações sobre a ideia de meio ambiente, já envolvendo relações de meio ambiente e sociedade e de interdependência entre homem e natureza. Acredita-se na importância de se trabalhar a partir dos obstáculos, que por sua vez possibilitam a elaboração de objetivos-obstáculos, mesmo sabendo que as mudanças conceituais podem ser resistentes e lentas, como o caso estudado.

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Biografia do Autor

Salatiel da Rocha Gomes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

Professor e mestrando do programa de educação e ensino de ciências.

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

Doutor em Educação e Professor da Universidade do Estado do Amazonas.

Ierecê Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

Doutora em Educação, professora da Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2015-04-24

Como Citar

Gomes, S. da R., Aguiar, J. V. de S., & Barbosa, I. (2015). Representações sobre o meio ambiente: da identificação de obstáculos à elaboração de objetivos-obstáculos. Revista Monografias Ambientais, 14(1), 76–87. https://doi.org/10.5902/2236130816529

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA