Um olhar sobre a educação ambiental na região do Saladeiro, Quaraí-RS

Autores

  • Gisele de Castro Mazzuhy Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Cibele Rosa Gracioli Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818743

Palavras-chave:

Resíduos, Conscientização ambiental

Resumo

Tendo em vista a relevância do bairro Saladeiro para as comunidades de Quaraí, no Rio Grande do Sul, e Artigas, no Uruguai, é de grande importância para a região um Projeto Binacional que busque potencializar ações de conscientização ambiental em ambos os países. A proposta de ações que possam minimizar os possíveis problemas ambientais e de saúde, ocasionados pelo acúmulo de resíduos sólidos e de água parada, possibilita uma melhoria na qualidade de vida da população local. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento da atual percepção dos moradores do entorno e dos alunos de uma Escola Pública em relação às questões ambientais, para sugerir propostas de melhoria na qualidade do ambiente. As ações propostas consistiram em palestras, folders educativos e a proposta para o mutirão de limpeza às margens do Rio Quaraí. Em relação aos resultados obtidos verificou-se que os alunos e os moradores têm consciência sobre os problemas ambientais e de saúde. Pode-se concluir que, em relação à percepção dos problemas ambientais, tanto os moradores quanto os alunos estão cientes do problema e entendem que ações a pequeno, médio ou longo prazo geram consequências, ou seja, se o ambiente for limpo e saudável, não haverá vetores de doenças e não será um fator que irá colaborar com enchentes. A partir das propostas de melhoria, tanto os moradores quanto os alunos estão dispostos a colaborar para com as mesmas, demonstrando isso no interesse em preservar o Rio Quaraí, que tinha como proposta a limpeza das margens que não foi possível devido a problemas com datas disponíveis e com as chuvas que prejudicou esta atividade, entretanto, pelo lado Uruguaio o projeto obteve êxito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele de Castro Mazzuhy, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bióloga, Especialista em Educação Ambiental, UFSM. Aluna do Curso de Especialização em Educação Ambiental.

Cibele Rosa Gracioli, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira Florestal e Doutora em Engenharia Florestal, UFSM.

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A Invenção Ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

DEUS, Ana Beatris Souza, ÍNDICE DE IMPACTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA SAÚDE PÚBLICA (IIRSP): METODOLOGIA E APLICAÇÃO. Vol. 9 - Nº 4 - out/dez 2004, 329-334 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/esa/v9n4/v9n4a09.pdf.

Acesso em: 3 dez. 2014.

MEDRONHO, R. A. et al. Epidemologia: . São Paulo: Atheneu, 2009.

MENEGAT, R.et al. Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental. Porto Alegre: editora UFRGS, 2004.

SILVA, Márcia Nazaré. A educação ambiental na sociedade atual e sua abordagem no ambiente escolar. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 99, abr 2012. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11367. Acesso em: 11 dez. 2014.

VOLKMER, Márcia Solange. “Onde Começa ou Termina o Território Pátrio”. (Especialização em Pós Graduação em História)-Universidade do Vale Rio dos Sinos, São Leopoldo, 20.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Mazzuhy, G. de C., & Gracioli, C. R. (2015). Um olhar sobre a educação ambiental na região do Saladeiro, Quaraí-RS. Revista Monografias Ambientais, 14, 133–143. https://doi.org/10.5902/2236130818743

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)