Educação ambiental em escolas: sensibilizando o professor de pequenos municípios

Autores/as

  • Marcelo Barcellos da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Nilva de Araújo Pedron Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082778

Palabras clave:

Ambiente, Cidadania, Escola

Resumen

A Educação Ambiental deve ser encarada como de extrema relevância na formação dos alunos e á única com um cantinho exclusivo na Constituição em vigor, considerando os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e éticos, além do ecológico, preparando e desenvolvendo o educando para a melhor qualidade de vida e seu pleno exercício de cidadania. Esta monografia tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca do conceito, finalidade e funções da educação ambiental à luz de uma prática que consiga fomentar a formação da cidadania dos educandos, bem como apresentar os resultados de uma entrevista, de caráter qualitativo, realizada com professores da cidade de Cacequi, RS, de modo se identificar suas experiências em educação ambiental, bem como trazer a tona as inquietações que impossibilitam uma prática totalmente eficiente da mesma. Observa-se no findar desta pesquisa que questões como falta de formação, discussão, leitura, de regulamentações político-pedagógicas são alguns dos inúmeros fatores que impossibilitam que a educação ambiental ainda sirva como um alicerce e prática de cidadania.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMBIENTAL Educação - Competências para o atuar docente-SILVA, Clotildes Lessa, da ARAÚJO, Daniel, organização. Senac-EAD-RS, 2008.

ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4.out/nov/dez 2000.

ARROYO Miguel Gonzáles. Pátria Amada, Ignorada. In: Em Aberto. Brasília, 7(37), jan.-mar. 1988.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1994.

CASCINO, F. 1999. Educação Ambiental: Princípios, História, Formação de Professores. Editora SENAC, SP.

CAMARGO, Dulce Maria Pompêo; ZAMBONI, Ernesta. A Criança Novos Tempos, Novos Espaços; a História e a Geografia na Escola. In: Em Aberto. Brasília, 7 (37), jan-mar. 1988.

DIAS, G. F. 2000. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. Editora Gaia, 6a. Edição, SP.

DUARTE JUNIOS, J. F. O que é Realidade? São Paulo: Brasiliense, 1984.

EDUCAÇÃO ambiental: curso básico à distância: Educação e educação ambiental II. Coordenação-Geral: Ana Lúcia Tostes de Aquino Leite e Naná Mininni-Medina. Brasília: MMA, 2001. 5 v. 2a edição ampliada.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GONZÁLEZ, Gaudiano, E. Educación ambiental: história y conceptos a veinte años de Tbilisi. México, DF: Sistemas Técnicos de Edición, 1997.

IBAMA. Educação Ambiental: as grandes orientações da Conferência de Tbilisi. Organizado pela UNESCO. Coleção meio ambiente. Série estudos educação ambiental; edição especial. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1998.

JACOBI, Pedro. , OLIVEIRA, F. José. Educação, Meio Ambiente e Cidadania. São Paulo, SMA/CEAM, 1998.

JORNAL MUNDO JOVEM. Junho/1999 n. º 297 p 78.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. Tradução: S. Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2001a.

LIPIETZ, A. A ecologia política: solução para a crise da instância política? In: ALIMONDA, H. (Ed.). Ecologia política. Buenos Aires: CLACSO, 2002.

OLIVEIRA, E.M. O Que fazer Interdisciplinar. In: A Educação Ambiental uma possível abordagem. Brasília, Edições IBAMA, 2000.

PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (orgs.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998.

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação. Editora José Olimpio 9ª Edição: 1998.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo, Brasiliense, 2006.

REVISTA, Nova Escola para professores de primeiro grau, Fundação Vitor Sivita. Editora Abril. São Paulo, ano VII, 59 - agosto 1992. p 14.

TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. Editora Nacional 1968.

Publicado

2011-03-31

Cómo citar

Rosa, M. B. da, & Pedron, N. de A. (2011). Educação ambiental em escolas: sensibilizando o professor de pequenos municípios. Revista Monografias Ambientais, 2(2), 312–319. https://doi.org/10.5902/223613082778

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.