EDUCAÇÃO AMBIENTAL À DISTÂNCIA: CAPACITAÇÃO EM DOCUMENTOS REFERÊNCIA

Marcelo Barcellos da Rosa, Berenice Gehlen Adams, Damaris Kirsch Pinheiro, Paulo Edelvar Corrêa Peres

Resumo


A presente pesquisa teve como principal objetivo buscar e desenvolver subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento da Educação Ambiental (EA) através de um programa experimental de capacitação de EA à distância, para professores, pautado nos documentos referência que legitimam e fundamentam a EA: Lei Nº 9795/99, a Carta da Terra, e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. A metodologia utilizada foi a da pesquisa exploratória e aplicada através de realização de um programa de capacitação à distância, que iniciou em fevereiro de 2010, com 21 participantes de 9 estados brasileiros e terminou em 1º de maio completando 60 horas. As aulas foram realizadas por módulos que trataram das orientações para o ambiente virtual, do histórico da EA e de atividades de estudos com os documentos referência. Foram realizadas leituras, reflexões, exercícios dissertativos, e participação no fórum virtual. As tarefas promoveram associações dos documentos com práticas da EA. Contou com a participação de professores (13), técnicos (04) e especialistas (04), de nove estados brasileiros. Os resultados confirmaram que o programa promoveu maior segurança nas ações de EA. O programa possibilitou aos participantes ampliarem seus conhecimentos e suas experiências.

 


Palavras-chave


Environmental Education, capacitation, teachers, Law number 9.795/99, ”Carta da Terra“ (Earth letter), agreement, sustainable societies, global responsibility.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613082287

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