A importância da Lei 9.795/99 e das diretrizes curriculares nacionais da educação ambiental para docentes

Autores

  • Berenice Gehlen Adams Projeto de Educação Ambiental APOEMA, Novo Hamburgo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086926

Palavras-chave:

Legislação Lei 9.795/99 Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental

Resumo

O artigo enfoca a importância da disseminação dos documentos que legitimam a Educação Ambiental, principalmente a LEI Nº 9.795/99 que institui a Educação Ambiental no Brasil - que é a base da resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental - para que docentes possam aprimorar suas práticas tornando a Educação Ambiental interdisciplinar, em todas as séries e em todas as disciplinas, bem como em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Aponta que há uma lacuna no que tange ao conhecimento dos professores desta importante Lei, bem como das diretrizes da EA recentemente aprovadas, e que sem o conhecimento destes documentos e de outros importantes documentos referência, a Educação Ambiental continuará a ser trabalhada de forma estanque, fragmentada, limitada a comemorações de datas como Dia da Água, Dia da Terra, Dia do Índio, Dia do Meio Ambiente, e limitada a temas como a separação de lixo, desastres ambientais e temáticas catastróficas, - que mais assustam do que educam - para o despertar de uma consciência ambiental. Sugere a promoção de um mini-curso para professores de diferentes níveis do ensino para vivenciarem estes importantes documentos que legitimam a Educação Ambiental no Brasil.

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Biografia do Autor

Berenice Gehlen Adams, Projeto de Educação Ambiental APOEMA, Novo Hamburgo, RS

Formada em Pedagogia Empresarial e Orientação Educacional, pós graduada em Educação Ambiental, casada, diretora da Apoema Cultura Ambiental e coordenadora do Projeto Apoema – Educação Ambiental (www.apoema.com.br), participante de diversas redes de Educação Ambiental do país.

Referências

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Publicado

2013-01-13

Como Citar

Adams, B. G. (2013). A importância da Lei 9.795/99 e das diretrizes curriculares nacionais da educação ambiental para docentes. Revista Monografias Ambientais, 10(10), 2148–2157. https://doi.org/10.5902/223613086926

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