Pesquisa participante em educação ambiental: a construção da metodologia e do currículo no ambiente escolar

Autores

  • Eliane de Mello Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paulo Edelvar Corrêa Peres Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Vania Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Luiz Ernani Bonesso de Araújo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082267

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pesquisa Participante, Relação Teoria e Prática

Resumo

Este trabalho procura verificar os efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental na escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. Destarte, pretende-se desenvolver os seguintes objetivos específicos: discorrer a respeito das concepções de Educação Ambiental defendidas pelos gestores brasileiros; descrever o contexto histórico/social que contribuiu para que a escola optasse pelo uso da metodologia da pesquisa participante e apresentar a visão dos professores que participaram da elaboração do Projeto Político Pedagógico a respeito dos efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A pesquisa realizou-se através do método bibliográfico qualitativo. A investigação demonstrou que há uma enorme distância entre o discurso pedagógico e a prática educacional e que mudanças significativas na educação, necessitam do apoio estrutural e financeiro dos gestores. Por outro lado, constatou-se que houve alguns avanços no cotidiano da escola investigada, como por exemplo: a compreensão do conceito de educação ambiental como interdisciplinar, a compreensão da necessidade de se contribuir com a construção da cidadania, a constatação da importância de se conhecer a realidade do aluno, a compreensão da necessidade de contextualizar problemas locais e tentar resolvê-los, a percepção da importância do professor tornar-se pesquisador, o destaque às metodologias participativas, à avaliação por parecer descritivo e o fato das disciplinas terem o mesmo tempo no currículo.

 

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Publicado

2010-11-24

Como Citar

Mello, E. de, Peres, P. E. C., Costa, V. M. F., & Araújo, L. E. B. de. (2010). Pesquisa participante em educação ambiental: a construção da metodologia e do currículo no ambiente escolar. Revista Monografias Ambientais, 1(1), 1–16. https://doi.org/10.5902/223613082267

Edição

Seção

ARTIGOS

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