PESQUISA PARTICIPANTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA E DO CURRÍCULO NO AMBIENTE ESCOLAR

Eliane de Mello, Paulo Edelvar Corrêa Peres, Vania Medianeira Flores Costa, Luiz Ernani Bonesso de Araújo

Resumo


Este trabalho procura verificar os efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental na escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. Destarte, pretende-se desenvolver os seguintes objetivos específicos: discorrer a respeito das concepções de Educação Ambiental defendidas pelos gestores brasileiros; descrever o contexto histórico/social que contribuiu para que a escola optasse pelo uso da metodologia da pesquisa participante e apresentar a visão dos professores que participaram da elaboração do Projeto Político Pedagógico a respeito dos efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A pesquisa realizou-se através do método bibliográfico qualitativo. A investigação demonstrou que há uma enorme distância entre o discurso pedagógico e a prática educacional e que mudanças significativas na educação, necessitam do apoio estrutural e financeiro dos gestores. Por outro lado, constatou-se que houve alguns avanços no cotidiano da escola investigada, como por exemplo: a compreensão do conceito de educação ambiental como interdisciplinar, a compreensão da necessidade de se contribuir com a construção da cidadania, a constatação da importância de se conhecer a realidade do aluno, a compreensão da necessidade de contextualizar problemas locais e tentar resolvê-los, a percepção da importância do professor tornar-se pesquisador, o destaque às metodologias participativas, à avaliação por parecer descritivo e o fato das disciplinas terem o mesmo tempo no currículo.

 


Palavras-chave


Environmental education; Participant Research; Value Theory and Practice

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613082267

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.