Contaminação do meio ambiente pelo descarte inadequado de medicamentos vencidos ou não utilizados

Autores

  • Taíse Raquel Hoppe Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Luiz Ernani Bonesso de Araújo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084627

Palavras-chave:

Educação ambiental, Solo, Água, Descarte, Medicamentos

Resumo

Pode-se perceber que a destruição dos recursos naturais passou a ter escala praticamente exponencial a partir da Revolução Industrial. As intervenções humanas são responsáveis pela emissão de diferentes poluentes como os medicamentos descartados inadequadamente. Assim o presente estudo teve como objetivo demonstrar que, através de modificações de hábitos, podemos favorecer o meio ambiente. Para tal, deve-se descartar os medicamentos vencidos e não utilizados em lugares corretos sem causar riscos de contaminação ao meio ambiente, favorecendo a saúde e o bem estar da população. Para este estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em fontes primárias e secundárias para obter um levantamento sobre o destino dos medicamentos descartados. A pesquisa de campo foi realizada com uma amostra composta por 50 famílias de estudantes de 5ª à 8ª séries pertencentes à comunidade escolar da Escola de Educação Básica Dom Pedro II, Agudo, RS, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista com questões semiestruturadas. Para a análise e a discussão dos resultados organizaram-se levantamentos e gráficos. Frente aos resultados obtidos na pesquisa sobre os medicamentos descartados, pode-se concluir que a maior parte da população descarta os medicamentos inadequadamente por não saber os malefícios que estes causam ao meio ambiente e também pelo fato de não ter um local correto para serem descartados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taíse Raquel Hoppe, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Eu, Taíse Raquel Grings Hoppe, nascida em 18 de abrila de 1978, sou graduada em Ciências com Habilitação em Matemáica, Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas a Educação e Especialista em Educação Ambiental. Atualmente sou professora de matemática e ciências do Ensino Fundamental e Médio.

Referências

ALVARENGA, L.S.V./ NICOLETTI, M.A. Descarte Doméstico de Medicamentos e algumas considerações sobre o Impacto Ambiental. Revista Saúde, 2010.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: http://www.anvisa. gov.br/medicamentos/glossario/glossario_p.htm. Acesso em: 8 de outubro de 2011.

BIDONE, Francisco Antonio. Resíduos Sólidos Provenientes de Coletas Especiais: Eliminação e Valorização. Disponível em: http://www.finep.gov.br/prosab/livros/ prosabbidonefinal.pdf. Acesso em 1 de outubro de 2011.

CARVALHO, Maria Cecília M. de. (org). Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. São Paulo: Papirus, 1991.

FERREIRA, J. A. Resíduos sólidos e lixo hospitalar: Uma discussão ética. Cad.Saúde Públ. v.11 n.2, Rio de Janeiro, abr./jun. 2005.

GASPARINI, J.C.; GASPARINI, A. R.; FRIGIERI, M.C. Estudo do descarte de medicamentos e consciência ambiental no município de Catanduva-SP. Disponível em: http://www.fatecjab.edu.br/revista/2011_v02_n01/4_gasparini.pdf . Acesso em 13 de outubro de 2011.

LAPORTE, Joan-Ramon. Para Melhor Uso de Medicamentos - Disponível em:http://www.tapsorg.br/Paginas/medmedic04.html. Acesso em 15 de novembro de 2011.

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental - a reapropriação social da natureza. Civilização Brasileira,

NASCIMENTO, Carlos Eduardo. Descarte de Remédios: uma questão muito grave. Disponível

em: http://planetasustentavel. abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_296191.shtml. Acesso em 15 de outubro de 2011.

RODRIGUES, Carla R. B. Aspectos Legais e Ambientais do Descarte de Resíduos de Medicamentos.

Disponível em: http:// www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/121/Dissertacao.pdf. Acesso em 22 de setembro de 2011.

SACRAMENTO, Weverton Pereira do. Metodologia da Pesquisa Científica. Ouro Preto, MG:UFOP, 2008.

SILVA, Evelyn Ribeiro. Problematizando o Descarte de Medicamentos Vencidos: para onde destinar? Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/beb/Monografias2005/evelyn.pdf. Acesso em: 1 de outubro de 2011.

SILVESTRI, Cezar. Destinação Final dos Medicamentos Vencidos. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/download/ComEspMedicamentosVencidos/Relat%C3%B3rioFinal.pdf. Acesso em: 18 de outubro de 2010.

SOTORIVA, Patricia. Descarte Incorreto de Medicamentos Ameaça o meio Ambiente. Disponível em: http://www.medicsupply.com.br/pacientes/blog/descarte-incorreto-de-medicamentosameaca-meio-ambiente/. Acesso em: 16 de outubro de 2011.

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Hoppe, T. R., & Araújo, L. E. B. de. (2012). Contaminação do meio ambiente pelo descarte inadequado de medicamentos vencidos ou não utilizados. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1248–1262. https://doi.org/10.5902/223613084627

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)