Conscientização Ambiental com alunos da Educação Infantil da Escola de Ensino Fundamental Kinderwelt de Agudo - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084642Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Infantil, Conscientização AmbientalResumo
O presente trabalho se refere a um estudo que analisa o desenvolvimento de determinadas atividades voltadas à conscientização ambiental dos alunos da Educação Infantil, já que está é a primeira etapa da educação escolar. A pesquisa quer mostrar a viabilidade de implementar a Educação Ambiental na Educação Infantil, buscando o interesse das crianças pelos assuntos relacionados à questão ambiental. Para isso, foram oportunizadas atividades práticas e didáticas sobre os problemas ambientais, principalmente sobre o lixo que afeta nossas vidas. Entretanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativa, desenvolvida entre os meses de agosto a outubro de 2011. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Kinderwelt, na cidade de Agudo, RS. O público alvo da pesquisa foram os alunos do Maternal e da Pré-escola, totalizando o número de 29 crianças, com idade entre 2 a 6 anos. Os temas abordados foram de grande relevância para a aprendizagem das crianças o que resultou num bom desenvolvimento das atividades. Com este estudo, conclui-se que a Educação Ambiental pode ser desenvolvida na Educação infantil, pois as crianças estão sempre dispostas a novos conhecimentos, informações e reflexões sobre os assuntos ligados a Educação Ambiental, tornando-os conscientes e atentos a tudo o que acontece ao seu redor.
Downloads
Referências
BASSEDAS, E.; HUGUET, T. & SOLÉ, I. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v. 3, Brasília: MEC/SEF, 1998.
ELALI, G. A. O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação – natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia, Natal, p. 309 – 319, 8(2), 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n2/19047.pdf. Acesso em: 06 out. 2011.
GUATTARI, F. As três ecologias. 21. Ed. Campinas: Papirus, 1990.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 10. Ed. Campinas: Papirus, 1995.
JANKE, N.; TOZONI-REIS, M. F. de C. Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educação ambiental participativa e emancipatória. Ciência e Educação, São Paulo, v. 14, n.1, p. 147–157, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n1/10.pdf. Acesso em: 6 out. 2011.
NOAL, F. O.; BARCELOS, V. H. de L. Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
RIBEIRO, M. de S. L.; PROFETA, A. C. N. A. Programas de Educação Ambiental no ensino infantil em Palmeiras de Goiás: novos paradigmas para uma sociedade responsável. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Goiânia, v. 13, jul. – dez, 2004. Disponível em: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol13/art8.pdf. Acesso em: 9 out. 2011.
SCARDUA,V. M. Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação em Valores: uma proposta de desenvolvimento moral da criança em relação às questões ambientais. Vilha Velha, 2010. Disponível em: http://www.facevv.edu.br/Revista/04/valeriamota.pdf. Acesso em: 6 out. 2011.
SCHÜNEMANN, D. da R. Uma proposta pedagógica de conscientização ambiental na Educação Infantil. 2010. 53f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.