Conscientização Ambiental com alunos da Educação Infantil da Escola de Ensino Fundamental Kinderwelt de Agudo - RS

Daniele Jaqueline Link, Luiz Ernani Bonesso de Araújo, Elisane Maria Rampelotto, Clayton Hilling

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613084642

O presente trabalho se refere a um estudo que analisa o desenvolvimento de determinadas atividades voltadas à conscientização ambiental dos alunos da Educação Infantil, já que está é a primeira etapa da educação escolar. A pesquisa quer mostrar a viabilidade de implementar a Educação Ambiental na Educação Infantil, buscando o interesse das crianças pelos assuntos relacionados à questão ambiental. Para isso, foram oportunizadas atividades práticas e didáticas sobre os problemas ambientais, principalmente sobre o lixo que afeta nossas vidas. Entretanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativa, desenvolvida entre os meses de agosto a outubro de 2011. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Kinderwelt, na cidade de Agudo, RS. O público alvo da pesquisa foram os alunos do Maternal e da Pré-escola, totalizando o número de 29 crianças, com idade entre 2 a 6 anos. Os temas abordados foram de grande relevância para a aprendizagem das crianças o que resultou num bom desenvolvimento das atividades. Com este estudo, conclui-se que a Educação Ambiental pode ser desenvolvida na Educação infantil, pois as crianças estão sempre dispostas a novos conhecimentos, informações e reflexões sobre os assuntos ligados a Educação Ambiental, tornando-os conscientes e atentos a tudo o que acontece ao seu redor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613084642

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.