A educação ambiental como ferramenta para o desenvolvimento integrado entre currículo e formação disciplinar

Autores

  • Elisiane Perufo Alles Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Elisane Maria Rampelotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085578

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Disciplina, Google Earth, Motivação

Resumo

Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Colégio Militar de Santa Maria e busca apresentar de uma forma diferenciada a Educação Ambiental como ferramenta para o desenvolvimento integrado entre currículo e formação disciplinada dos alunos, além de contribuir para a prática profissional a partir da utilização de recursos pouco utilizados. O enfoque aqui proposto é o Google Earth, que através da disponibilidade e analise das imagens pode auxiliar no ensino das questões ambientais, em especial das áreas do Colégio, realizando uma pesquisa exploratória através de uma atividade motivacional, sendo possível analisar e discutir o conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Lei 9394/96 de 20/12/96 -- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília (DF): Diário Oficial da União, n° 248 de 23/12/1996.

COLEGIO MILITAR DE SANTA MARIA. Proposta pedagógica. Disponível em: www.colegiodovagao.com.brl. Acesso 12 de Outubro 2011.

GOOGLE EARTH. A 3D interface to the planet Apresenta o programa interativo do Google Earth. Disponível em: http://earth.google.com/. Acesso: em 10 de setembro de 2011.

CRUZ, Cláudio. Diário de campo: fundamental instrumento de avaliação para supervisão em estágio profissional. In: Cadernos de Textos de Serviço Social. V.4, nº5. Belém/PA: UNAMA, out/1998.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. São Paulo:Editora Atlas, 1990.

LÉVY, Pierre. As tecnologias das inteligências: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MORAN, José Manuel. Como utilizar a internet. Ci. Inf, Maio/Ago. 1997, vol. 26,No 2.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7a ed. São Paulo: Papirus, 2003.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. POA: PRODIL, 1994

NEGRINE, Sofia L. (Org.) Gestão da escola desafios a enfrentar. RJ:DP&A, 2002

RAMOS, C. da S. Visualização cartográfica e cartografia multimídia. São Paulo: Unesp, 2005, 184p.

RAMOS, Cristhiane da Silva; GERARDI, Lúcia Helena de Oliveira. Cartografia Interativa e Multimídia: Situação Atual e Perspectivas. In: GERARDI, L. H. de O.; MENDES. I. (org.). Do Natural do Social e de suas interações: visões geográficas. Rio Claro; PPGGEOUNESP/ AGETEO, 2002. p.239-247.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

Alles, E. P., & Rampelotto, E. M. (2012). A educação ambiental como ferramenta para o desenvolvimento integrado entre currículo e formação disciplinar. Revista Monografias Ambientais, 7(7), 1566–1572. https://doi.org/10.5902/223613085578

Edição

Seção

ARTIGOS