PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA COMUNIDADE ESCOLAR DO INSTITUTO ESTADUAL PROFª NENA - CIEP DE SAPIRANGA – RS

Márcia Inês Rockenbach, Elisane Maria Rampelotto

Resumo


O trabalho sobre as Práticas Pedagógicas e o Desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental na Comunidade Escolar do Instituto Estadual Prof.ª NENA – CIEP de Sapiranga – RS. Inicialmente realizou-se um estudo para diagnosticar os principais problemas socioambientais, fizeram-se atividades de conscientização na escola, na comunidade e práticas ambientalmente sustentáveis. Para concluir realizou-se uma avaliação dos depoimentos dos participantes voluntários nas ações do estudo. O estudo objetiva-se em conscientizar a comunidade, identificar percepções a cerca da responsabilidade ambiental, desenvolver ações de orientação sobre ações sustentáveis. Justifica-se pela necessidade da conscientização ambiental em vista dos problemas ambientais que a comunidade escolar enfrenta. Participaram deste estudo, gestores, educadores, educandos e membros da comunidade escolar do Instituto Estadual Profa. NENA - CIEP. O método utilizado foi o qualitativo que trabalha com descrições e interpretações. O instrumento utilizado foi um estudo teórico e análise de depoimentos dos participantes, embasada na literatura sobre o assunto. Os resultados do estudo mostram que ainda não se tem uma consciência e responsabilidade ambiental, o que contribui para o agravamento de problemas ambientais no contexto socioambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613083950

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.