A conscientização na infância para a preservação ambiental

Autores

  • Débora Riograndense Kraemer Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jorge Orlando Cuellar Noguera Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084443

Palavras-chave:

Mudança, Atitude, Meio ambiente

Resumo

O grande desafio está em provocar de forma crítica e consciente mudanças de comportamentos e atitudes nas pessoas em sua relação com o meio ambiente. Para isto, há a necessidade da existência de motivação. A motivação para a mudança de hábitos foi provocada por algumas práticas ambientais desenvolvidas na escola. O trabalho foi realizado na escola estadual de educação básica Francisco Brochado da Rocha, CIEP, localizada no Bairro Santos, na cidade de São Sepé/RS, sendo esta uma escola pública, de zona urbana, com um total de 477 alunos, sendo pertencentes a famílias de baixa renda. O objetivo principal foi o de ensinar de forma pratica e critica as crianças de 1ª. a 5ª. séries provocando uma mudança de comportamento dos alunos em relação ao ambiente. Como motivação inicial trabalhou-se com uma história em quadrinhos, do Bidu, personagem da Turma da Mônica, do autor Maurício de Souza, onde uma lixeira reclama ao Bidu que está sendo ignorada por todos e em sua volta a diversos resíduos jogados no chão, como cascas de frutas, jornal, cigarros, etc. A história atingiu a compreensão das crianças porque o personagem é conhecido no universo infantil. Outras práticas ambientais também foram desenvolvidas como a criação de desenhos cartazes sobre o meio ambiente, registro de fotos da situação do lixo jogado em diversos locais na escola, visitações nas outras turmas de alunos da escola onde houve uma integração e aproximação de alunos das mais diversas faixas etárias. Além de proporcionar a sensibilização, trocas de experiências, idéias e a reflexão de todos sobre as atitudes e comportamentos adotados em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na escola. Muitos professores, funcionários e alunos compreenderam a necessidade de se adotar novos comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na escola. A conscientização faz parte de um processo de educação, e requer uma mudança de atitude, desta forma, como todo o processo educativo, se tem um longo caminho a percorrer onde se dá um passo de cada vez para atingir os objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Riograndense Kraemer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Centro de Ciências Rurais. Especialização em Educação Ambiental.

Referências

BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental – Sobre Princípios, metodologias e atitudes. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2008.

BRASIL. Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para assuntos Jurídicos. Lei 9795 de 27 de abril de 1999. Disponível em: www,planalto.gov.br/ccivil03/leis/19795. Acesso em: 22 de julho de 2011.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O Caminho se faz Caminhando – Conversas sobre educação e mudança social. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2003.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 4ºed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental da Educação. 8 ed. Papirus, 2007.

HERCULANO, S. Do desenvolvimento (in)suportável à sociedade feliz. São Paulo: Loyola, 1987.

REIGOTA, M. Fundamentos teóricos para a realização da educação ambiental popular. Em Aberto, Brasília, v.10, n. 49, p. 34-41, jan./mar. 1991.

RODRIGUES, F.L.; CAVINATTO, V.M. Lixo: de onde vem? Para onde vai?, Editora Moderna, 2000.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1994.

SOUZA, MAURÍCIO DE. Almanaque Historinhas de uma Página Turma da Mônica, editora Panini Comics, nº 6 , fevereiro de 2011.

THIOLLENT, Michel J. M. Metodologia da pesquisa-ação na instituição educativa. São Paulo, Cortez Editora, 1985.

UNIVERSIDADE LIVRE DA MATA ATLÂNTICA.A Educação Ambiental na Escola. Disponível em: http://www.vivernatural.com.br/ecologia. Acesso em 16 de abr. 2011, às 11:41hs.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Kraemer, D. R., & Noguera, J. O. C. (2012). A conscientização na infância para a preservação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1184–1193. https://doi.org/10.5902/223613084443

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.