A conscientização na infância para a preservação ambiental

Autores/as

  • Débora Riograndense Kraemer Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jorge Orlando Cuellar Noguera Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084443

Palabras clave:

Mudança, Atitude, Meio ambiente

Resumen

O grande desafio está em provocar de forma crítica e consciente mudanças de comportamentos e atitudes nas pessoas em sua relação com o meio ambiente. Para isto, há a necessidade da existência de motivação. A motivação para a mudança de hábitos foi provocada por algumas práticas ambientais desenvolvidas na escola. O trabalho foi realizado na escola estadual de educação básica Francisco Brochado da Rocha, CIEP, localizada no Bairro Santos, na cidade de São Sepé/RS, sendo esta uma escola pública, de zona urbana, com um total de 477 alunos, sendo pertencentes a famílias de baixa renda. O objetivo principal foi o de ensinar de forma pratica e critica as crianças de 1ª. a 5ª. séries provocando uma mudança de comportamento dos alunos em relação ao ambiente. Como motivação inicial trabalhou-se com uma história em quadrinhos, do Bidu, personagem da Turma da Mônica, do autor Maurício de Souza, onde uma lixeira reclama ao Bidu que está sendo ignorada por todos e em sua volta a diversos resíduos jogados no chão, como cascas de frutas, jornal, cigarros, etc. A história atingiu a compreensão das crianças porque o personagem é conhecido no universo infantil. Outras práticas ambientais também foram desenvolvidas como a criação de desenhos cartazes sobre o meio ambiente, registro de fotos da situação do lixo jogado em diversos locais na escola, visitações nas outras turmas de alunos da escola onde houve uma integração e aproximação de alunos das mais diversas faixas etárias. Além de proporcionar a sensibilização, trocas de experiências, idéias e a reflexão de todos sobre as atitudes e comportamentos adotados em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na escola. Muitos professores, funcionários e alunos compreenderam a necessidade de se adotar novos comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na escola. A conscientização faz parte de um processo de educação, e requer uma mudança de atitude, desta forma, como todo o processo educativo, se tem um longo caminho a percorrer onde se dá um passo de cada vez para atingir os objetivos.

Descargas

Biografía del autor/a

Débora Riograndense Kraemer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Centro de Ciências Rurais. Especialização em Educação Ambiental.

Citas

BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental – Sobre Princípios, metodologias e atitudes. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2008.

BRASIL. Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para assuntos Jurídicos. Lei 9795 de 27 de abril de 1999. Disponível em: www,planalto.gov.br/ccivil03/leis/19795. Acesso em: 22 de julho de 2011.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O Caminho se faz Caminhando – Conversas sobre educação e mudança social. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2003.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 4ºed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental da Educação. 8 ed. Papirus, 2007.

HERCULANO, S. Do desenvolvimento (in)suportável à sociedade feliz. São Paulo: Loyola, 1987.

REIGOTA, M. Fundamentos teóricos para a realização da educação ambiental popular. Em Aberto, Brasília, v.10, n. 49, p. 34-41, jan./mar. 1991.

RODRIGUES, F.L.; CAVINATTO, V.M. Lixo: de onde vem? Para onde vai?, Editora Moderna, 2000.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1994.

SOUZA, MAURÍCIO DE. Almanaque Historinhas de uma Página Turma da Mônica, editora Panini Comics, nº 6 , fevereiro de 2011.

THIOLLENT, Michel J. M. Metodologia da pesquisa-ação na instituição educativa. São Paulo, Cortez Editora, 1985.

UNIVERSIDADE LIVRE DA MATA ATLÂNTICA.A Educação Ambiental na Escola. Disponível em: http://www.vivernatural.com.br/ecologia. Acesso em 16 de abr. 2011, às 11:41hs.

Publicado

2012-01-23

Cómo citar

Kraemer, D. R., & Noguera, J. O. C. (2012). A conscientização na infância para a preservação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1184–1193. https://doi.org/10.5902/223613084443

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.