MUSEU E TEATRO COMO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Lauren Kleinert Londero, Jorge Orlando Cuellar Noguera

Resumo


O trabalho foi desenvolvido no Instituto Estadual Padre Caetano, pela inexistência de um trabalho que utilize museu e teatro como forma de análise crítica dos problemas ambientais em crianças da terceira série do ensino fundamental. O estudo visa mostrar e sensibilizar, através de contos infantis, a importância da boa relação entre os homens e entre homem-natureza. Trabalhou-se no Museu Vicente Pallotti, a relação homem-natureza, discutiu-se os temas das histórias, fazendo com que as crianças criassem suas próprias versões. A importância do projeto está em trabalhar a Educação Ambiental, construindo a cidadania pelas práticas teatrais e visitas ao museu. O teatro incentiva os alunos a interagir com a comunidade escolar, o museu dá suporte à ação teatral. É necessário que as crianças percebam o meio em que estão inseridas, despertando-as à preservação. A percepção é o primeiro passo à conscientização dos problemas sócio-ambientais, contribuindo para o bem estar global.

Palavras-chave


Museum, Theatre, Environmental Education

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613083324

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