Educação ambiental: um olhar sobre comunidades quilombolas na região central do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613082291Palavras-chave:
Projetos ambientais, Quilombos, SaúdeResumo
O artigo tem por objetivo de levantar as questões ambientais e de saúde vivenciadas pelas comunidades quilombolas da região central do Estado do Rio Grande do Sul, buscando pesquisar e propor a execução de um programa de atenção às necessidades de saúde detectadas através de observações relacionadas à educação ambiental e saúde, para as comunidades quilombolas. O estudo descreve o Programa do governo Federal ProNEA-Programa Nacional de Educação Ambiental, PEAC –Programa de Educação Compartilhado da Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul e o Projeto Pilão-Presença Negra no Campo, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Faz referência em especial à Comunidade Quilombola de Ernesto Penna Carneiro, localizada no distrito de Palma, Santa Maria, RS. A atenção à Saúde da população com ênfase em educação ambiental. Para a realização da presente pesquisa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documentação fotográfica, bem como pesquisa de campo(observação). A última teve o caráter de comparar os estudos teóricos com a realidade da comunidade quilombola Ernesto Penna Carneiro.
Downloads
Referências
Abreu, a importância da educação ambiental: sustentabilidade. Disponível em: http://www.atitudessustentaveis.com.br/conscientizacao/a-importancia-da-educacao-ambientalsustentabilidade. Acesso em: 14 abr 2010.
BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental. ProNEA, Ministério do Meio Ambiente, 3ª Ed,Brasília:MMA,2005,102p.
BRASIL.SEPPIR Disponível em:
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/copy_of_acoes/). Acesso em: abr 2010.
BRASIL. Projetos e Ações do Governo Federal. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/estrutura. Acesso em: 21 de abr 2010.
BRASIL, MEC. Legislação. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/mec/index.htm>. Acesso em 21 de
abr 2010.
BRASIL. Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.sema.rs.gov.br/. Acesso em: 23 de abr 2010. 14 CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira. Conceitos de Educação e de Promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, volume 31,n 2,abr 1997,p.209-23.Disponível em: http://www.UFSM.com.br. Disciplina de Educação Ambiental: Educação e Saúde.
COLEÇÃO SAÚDE, EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO. Odontopediatria: Informações científicas para o leigo. Editora Conceito,2005.
FIGURA: 1, 3, 5 e 6.Disponibilizadas pelo Prof. Dr. Paulo Edelvar Correa Peres em março de 2010.
FIGURAS: 2, 4 e 7 SPIAZZI, Daiane Tonato - Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. PADOIN, Maria Medianeira (Professora Doutora Adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Gruação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria. Brasil). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_Arnesto_Carneiro_Penna, COMUNIDADE QUILOMBOLA ARNESTO PENNA CARNEIRO FRENTE AO PROCESSO DE RECONHECIMENTO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DAS TERRAS QUILOMBOLAS.
FIGURA 7 . Determinantes do Estado de Saúde I Atenção Primária:Equilíbrio entre necessidades de
saúde, serviços e tecnologias. SARTIELD, Barbara, 2002.
LAUTER, Carlos, Kleinvbing, Júlio, Lairton Pedro (Org.) A Educação Ambiental Inovando a Gestão. Programa de Educação Ambiental Compartilhada- PEAC,2006.
CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira. Conceitos de Educação e de Promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, volume31,n2,abr 1997,p.209-23.Disponível em: http://www.UFSM.com.br.Disciplina de Educação Ambiental: Educação e Saúde.
LIMA, Marcelo Ricardo de. O Solo e o Meio Ambiente. Mini curso realizado durante o IX Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), realizado no período de 1 a 3 de setembro de 2006 em Guarapuava (PR).
LIMA, Lina EDA Martinelli . Saúde - Odontopediatria. ed. Conceito.
MIRANDA, Daniela Janaína Pereira. Educação e Percepção Ambiental: O despertar consciente do saber ambiental para a ação do homem na natureza. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v.19, julho a dezembro de 2007.
RIO GRANDE DO SUL. PEAC, livro, 2005. Disponível em: http://www.peac.sema.rs.gov.br/content/downloads.php. Acesso em: 21 abr 2010.
RIO GRANDE DO SUL. PEAC, Apresentação, 2005. Disponível em: http://www.peac.sema.re.gov.br/content/downloads. Acesso em: 21 abr 2010.
RIO GRANDE DO SUL Programa de Educação Ambiental Compartilhado. Disponível em: http://sema-rs. Acesso em: 19 de abr 2010.
RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pilão - Presença Negra no Campo. Disponível em: http://programapilao.blogspot.com/2009_03_01_archive.html. Acesso em: 12 de abr 2010.
RIO GRANDE DO SUL. Seminário Estadual do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: http://www.peac.sema.rs.gov.br/content/downloads.php. Acesso em: 22 abr 2010.
RIO GRANDE DO SUL. SENAR. Programa Agrinho, Uma Leitura para os temas transversais. Ensino Fundamental, 2003, 610 p.
SEMIÃO, Liliane. Vida e Saúde: Seu Pet sempre saudável. Revista mensal. Ano 70, n 11. ISSN 1413-082.
SPIAZZI, Daiane Tonato. A Comunidade Quilombola Arnesto Carneiro Penna frente ao processo de reconhecimento e regularização das suas terras Quilombolas. Disponível em: http://wikpedia.org/wiki/Comunidade_Arnesto Carneiro Penna. Acesso em: 20 de abr 2010.
STARFIELD, Barbara, 2002. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologias, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.