CAMINHADA NA NATUREZA: PRÁTICA ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA FINS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Paulo Romeu Moreira Machado, Carine Muller

Resumo


A educação ambiental busca a sua comunhão com os princípios fundamentais departicipação, cidadania, autonomia e sustentabilidade almejando uma educação que priorize,em suas bases epistemológicas e metodológicas, a formação de homens aptos a enfrentar osdesafios sócio-ambientais que na maioria dos casos são produtos de sua própria ação. Sãovários os caminhos para promoção da educação ambiental na sociedade e dentro da escola não édiferente. Em concordância com os parâmetros curriculares, a educação ambiental devepermear o currículo de todas as disciplinas e, assim, a educação física também tem como dever a exploração deste tema. Para isso, procurou-se neste trabalho, como forma de lecionar- sea educação ambiental dentro da disciplina de educação física, promover e estimular a caminhada na natureza. Durante a pesquisa buscou-se identificar as especificidades que estãosendo trabalhadas na área de educação ambiental e a forma como é vista a educação física,com a menção das possibilidades dessa disciplina diferenciada que pode favorecer a aprendizagem e fixação de diversos conteúdos. Especificamente, neste trabalho, tratou-se da educação ambiental e o seu possível relacionamento com a educação física como forma de complemento de uma para a outra ao utilizar-se a caminhada na natureza. Dentro destaperspectiva foi investigada o quão efetiva pode se tornar a atividade e os possíveis benefícios damesma. Para a realização da pesquisa foram selecionadas duas turmas de escolas distintas, ondeuma realizava a atividade da caminhada e a outra não. As duas turmas foram submetidas aquestionários com temas relacionados ao meio ambiente e, sendo após, realizada umacomparação para avaliar-se percepção das questões ambientais entre as duas turmas. Foipossível concluir que a caminhada na natureza é efetiva como meio instrutivo de educação ambiental, apesar de observar-se que, em relação à percepção ambiental, os alunos das duasturmas tiveram visões semelhantes. Porém, no quesito comportamental sobre o meio ambiente aturma que realizou a atividade apresentou resultados mais significativos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613083951

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