Diagnóstico das atividades de educação ambiental em unidades de conservação: propondo ações no contexto atual

Autores

  • Fabrícia Barbieri Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0003-3000-0688
  • Ísis Samara Ruschel Pasquali Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paulo Romeu Moreira Machado Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-4288-4970
  • Denis Rasquin Rabenschlag Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130832853

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Conflitos, Gestão Ambiental

Resumo

O presente trabalho apresenta um diagnóstico das atividades de educação ambiental em Unidades de Conservação, faz um levantamento dos problemas enfrentados pelas UCs e propõe ações para auxiliar na efetividade destas atividades. O estudo foi realizado através de um questionário onde seis UCs responderam à pesquisa: Parque Nacional Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral, Parque Estadual Delta do Jacuí e Área de Proteção Ambiental Estadual Delta do Jacuí, Parque Estadual de Itapeva, Parque Estadual de Itapuã, Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e Parque Natural Municipal Morro do Osso. Todas as UCs informaram realizar alguma atividade de educação ambiental, com exceção da APA Banhado Grande. O principal problema citado para a não realização das atividades é a falta de incentivo financeiro e falta de pessoal. Sobre as necessidades para a efetividade das ações e alcance dos objetivos da UC, foram citadas: a falta de recursos humanos, capacitação de pessoal, recursos financeiros e fiscalização. Ações propostas pelo estudo para auxiliar a gestão e tornar ações efetivas, incluem: diagnóstico rápido participativo, pesquisas de educação ambiental em UC, parcerias com outras instituições, capacitação de educadores ambientais, estratégias de arrecadação de recursos financeiros, monitoramento e acompanhamento da efetividade das atividades.

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Biografia do Autor

Fabrícia Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Especialista em Educação Ambiental, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Ísis Samara Ruschel Pasquali, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Orientadora. Professora Doutora na Especialização em Educação Ambiental, Centro de Tecnologia, UFSM, SM, RS, BR

Paulo Romeu Moreira Machado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Doutor no curso de Especialização em Educação Ambiental, Centro de Tecnologia, UFSM, SM, RS, BR

Denis Rasquin Rabenschlag, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Doutor no curso de Especialização em Educação Ambiental, Centro de Tecnologia, UFSM, SM, RS, BR

Referências

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Barbieri, F., Pasquali, Ísis S. R., Machado, P. R. M., & Rabenschlag, D. R. (2019). Diagnóstico das atividades de educação ambiental em unidades de conservação: propondo ações no contexto atual. Revista Monografias Ambientais, 17, e9. https://doi.org/10.5902/2236130832853

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

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