PAISAGISMO NO PÁTIO ESCOLAR: A ARTE COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Daniela Mengue Saft, Paulo Edelvar Corrêa Peres, Dionísio Link, Toshio Nishijima

Resumo


Atualmente, a maioria das escolas dispõe de pátios reduzidos, praticamente todos cimentados e sem atrativos. Esta proposta teve o objetivo de apresentar, discutir e criar alternativas interdisciplinares que promovessem interações entre meio ambiente, arte, estética e cultura como instrumentos de sensibilização para Educação Ambiental, através da reconstrução do pátio escolar. O trabalho foi realizado na EMEF Maria Ruth Raymundo, Sapiranga/RS. As atividades foram desenvolvidas em oito etapas entre abril e maio de 2010. Os resultados fomentaram discussões, reflexões e ações sobre temas ambientais e demonstraram a importância da arte na sensibilização das questões ambientais, fugindo da linguagem fatalista e ameaçadora.

Palavras-chave


environment; art; interdisciplinarity

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613082769

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.