EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL PARA SANEAMENTO BÁSICO EM PROPRIEDADES DE AGRICULTORES FAMILIARES

Eliandra Gomes Marques, Luiz Felipe Gomes Uberti, Dinísio Link, Toshio Nishijima

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613085916

Nesse artigo são apresentados os resultados de um trabalho de pesquisa-ação em Educação Ambiental desenvolvido com agricultores familiares de comunidades rurais do município de Bandeirante/SC em 2010. Por essa pesquisa estar atrelada a um processo educativo, tem-se como objetivo propor estratégias de ações de Educação Ambiental e de inclusão de tecnologia social para saneamento básico em propriedades de agricultores familiares do município de Bandeirante/SC. As reflexões apresentadas ressaltam a importância do trabalho coletivo bem como da interação dialógica entre os envolvidos, pois se acredita que, através de mudanças cotidianas, a qualidade de vida desses agricultores familiares e a relação que os mesmos têm com o meio em que vivem foi favorecida, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

Palavras-chave


educação ambiental; tecnologia social; agricultura familiar; saneamento básico

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613085916

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