Educação ambiental no ensino público formal e a sensibilização para o valor e importância da água
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613083952Palavras-chave:
Sensibilização, Educação ambiental, Consciência ambiental, Uso racional, Preservação da águaResumo
Neste trabalho realizou-se a verificação de conhecimentos e práticas ambientais através do Programa de pesquisa-intervenção educativa, dirigida aos alunos da 4ª série do ensino público formal, da Escola Municipal Bom Pastor, no município de Panambi-RS. O estudo visou ampliar a consciência ambiental coletiva quanto ao valor e importância da água, assim como despertar interesse, reflexão e respeito pelo meio ambiente, através da promoção de uma trilha ecológica interpretativa, incentivando a preservação dos recursos naturais, em especial a água. Para tanto, utilizou-se da Educação Ambiental como instrumento principal e estratégico na sensibilização e preparação dos alunos quanto a necessidade do uso comedido e racional da água, salientando-se entre os meios para a sustentabilidade, a coleta da água da chuva. A pesquisa de intervenção educativa constituiu-se de três etapas: a efetivação de questionários sobre o conhecimento ambiental, a realização da trilha de percurso interpretativo com visitação a uma residência contendo um sistema de coleta da água da chuva e a distribuição e plantio de mudas de espécies de árvores nativas na escola. Os resultados obtidos evidenciaram que o estudo proposto contribuiu para qualificar e ampliar a consciência ambiental dos alunos, visto como um processo contínuo e permanente.Downloads
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