BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Eliandra Gomes Marques, Ilse Abegg

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613085917

A história dessa pesquisa se deve às inquietações acerca do pouco emprego das mídias nas práticas pedagógicas e relata-se uma experiência que proporcione aos estudantes e professores outro olhar à produção do conhecimento. Nessa pesquisa, objetivou-se construir um ambiente para aprendizagem colaborativa apoiada por computador como estratégia de ensino-aprendizagem em educação ambiental. O bullying foi o recorte feito sobre a temática ambiental como forma de problematizar questões como a violência enquanto dispositivo de constituição dos sujeitos. Buscou-se desenvolver os princípios metodológicos da pesquisa-ação, que tem como características a ação, a pesquisa e a mudança de comportamento dos envolvidos, que, coletivamente, intervêm na ação em todas as suas fases, cuja finalidade comum é transformar a realidade. Os resultados demonstraram que os participantes utilizam de estratégias que cooperam para ações coletivas e participativas, demonstrando que o blog é uma ferramenta pedagógica que problematiza o processo de interação mediada por computador e à produção de textos colaborativos, assim contribuindo para que a educação seja transformadora, crítica e participativa.


Palavras-chave


produção colaborativa; mídias; educação ambiental; bullying; blog

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613085917

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.