Conscientização ambiental na Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda (o ambiente escolar como um caminho para transformações) na cidade de Mata, RS

Autores

  • Marilda Olívia Santos Fernandes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083366

Palavras-chave:

Educação, Meio Ambiente, Consciência ambiental

Resumo

A sociedade, nos dias atuais, exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver, uma vez que seu modo de vida irresponsável e o consumo desenfreado têm causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso, a educação é um instrumento que forma esse cidadão. Nesse sentido, a educação ambiental crítica e transformadora é uma possibilidade de mudança social e não apenas um instrumento de defesa do meio ambiente e da cidadania. Assim, a consciência ambiental está conectada à conservação do ambiente, gerando novos princípios, valores e conceitos para uma nova racionalidade, propiciando um conhecimento prudente, questionando e problematizando os paradigmas científicos com base no que foi constituída a civilização moderna. Com efeito, é possível compreender a Educação Ambiental como um processo de construção de valores sociais, de conhecimentos e atitudes voltados para a conservação do ambiente pela coletividade no decorrer da história. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a existência de ações de Educação Ambiental desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda Mata-RS. Para a realização da pesquisa, foi selecionada a bibliografia que nortearia o estudo; após, elaborado e aplicado o instrumento de pesquisa, visando a verificar e analisar a abordagem da temática ambiental no contexto da escola. Com isso, identificou-se a pouca preocupação dos professores em atualizar-se nas questões ambientais e o fato de a Educação Ambiental ainda não se encontrar totalmente integrada à prática pedagógica, pois, ministrada no contexto escolar, ainda está sendo abordada de forma pouco conscientizadora. Essa situação demonstra a pertinente e a urgente necessidade de maior integração das práticas pedagógicas com a realidade social e ambiental.

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Referências

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Fernandes, M. O. S., & Costa, V. M. F. (2011). Conscientização ambiental na Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda (o ambiente escolar como um caminho para transformações) na cidade de Mata, RS. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 707–717. https://doi.org/10.5902/223613083366

Edição

Seção

ARTIGOS

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