Análise dos parques naturais de Canela/RS com ênfase nas atividades de educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613082785Palavras-chave:
Parques, Canela, Educação AmbientalResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as atividades de Educação Ambiental realizadas nos Parques Naturais do município de Canela/RS, incluindo sua relação com o Turismo Sustentável. Deste modo, inicialmente identificaram-se os parques com características naturais relevantes e elaborou-se um questionário que foi virtualmente respondido pelos seus administradores. O questionário foi composto por 15 questões que objetivavam a avaliar questões amplas e restritas sobre a área dos parques como: sua localização e estruturas, administração, público, aspectos de conservação, relação social e práticas de Educação Ambiental. Dos 17 parques naturais relacionados, 10 responderam ao questionário. A partir deste trabalho verificouse que existe um grande despreparo em relação à administração dos parques sobre sua conservação e gestão. Evidencia-se também o desconhecimento em relação aos fatores abióticos, bióticos e socioeconômicos dos parques, os quais, a maioria, não possui plano de manejo. Há um profundo despreparo dos administradores em relação aos conceitos de Turismo Sustentável e às próprias práticas de Educação Ambiental, fazendo uso desses termos indiscriminadamente como marketing-verde.
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