Utilização de práticas alternativas da filosofia de vida seicho-no-ie voltadas para ações de educação ambiental

Autores

  • Estefania Bertoldo Venturini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085445

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Ambiental, Filosofia de Vida, Práticas Alternativas

Resumo

A crise ambiental estabelecida requer uma educação transformadora e com esse ideal têm-se as propostas da Educação Ambiental. Diante dessa questão, este artigo resgata aspectos filosóficos da Educação Física que relacionados as necessidades educacionais atuais supõe-se contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das percepções. Como ferramenta propõe-se algumas práticas alternativas trazidas pelos ensinamentos educacionais da Seicho-No-Ie, uma filosofia de vida prática com aspecto religioso. A carência de trabalhos reflexivos que abordem o homem como um ser uno, na disciplina de Educação Física, justifica a elaboração desse documento que teve como objetivo principal construir bases metodológicas para auxiliar os profissionais dessa área a contribuírem significativamente com as ações de Educação Ambiental. Como objetivo secundário, através de uma perspectiva mais holística de percepção pretendeu-se inovar as relações entre a Educação Física e as áreas naturais do conhecimento, enfatizando os aspectos educacionais dessa disciplina. Através da filosofia de vida Seicho-No-Ie surgem novas perspectivas de trabalho e visando a transformação da percepção individual para o aprimoramento da percepção holística de mundo, propõem-se algumas práticas, correlacionando-as com as ações de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Estefania Bertoldo Venturini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Aluna do curso de Pós Graduação Especialização em Educação Ambiental. Centro de Ciências Rurais - CCR.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Doutora do curso de Pós Graduação Especialização em Educação Ambiental. Centro de Ciências Rurais - CCR.

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Publicado

2012-06-11

Como Citar

Venturini, E. B., & Costa, V. M. F. (2012). Utilização de práticas alternativas da filosofia de vida seicho-no-ie voltadas para ações de educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 7(7), 1705–1716. https://doi.org/10.5902/223613085445

Edição

Seção

ARTIGOS