Interdisciplinaridade e educação ambiental: uma análise bibliométrica de periódicos publicados entre 2017 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843395

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Bibliometria

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise bibliométrica nos periódicos da CAPES sobre os temas: interdisciplinaridade e educação ambiental. Foram analisados 85 artigos, dentre os anos de 2017 a 2019. Buscou-se nesta investigação dados  referente a gênero, metodologia, sexo dos autores, palavras-chave, área de conhecimento, regiões e países, temas mais abordados, existência de resultados e instituições mais citadas. A partir da análise dos dados foi possível correlacionar os termos interdisciplinaridade e educação ambiental com vários temas de diversas áreas do conhecimento, dentro de um contexto de análises da complexidade que os temas requerem, reforçou-se a ideia de que estes temas estão exigindo novas teorias e metodologias, que integrem o rigor científico do pesquisador com a criatividade analítica do educador. Desafio posto aos pesquisadores/educadores dos temas supracitados.

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Biografia do Autor

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Dr. em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor Associado da Unipampa. Professor do PPGEdu da Unipampa.

Leonardo Dorneles Pereira, Hospital de Santa Casa de Caridade de São Gabriel, São Gabriel, RS

Bacharel em Gestão Ambiental - Unipampa. Técnico do Meio Ambiente no Hospital de Santa Casa de São Gabriel. Pós Graduado em Educação: Especialização em Práticas de Ensino Interdisciplinares - Unipampa

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Rocha, J. M. da, & Pereira, L. D. (2020). Interdisciplinaridade e educação ambiental: uma análise bibliométrica de periódicos publicados entre 2017 a 2019. Revista Monografias Ambientais, 19, e7. https://doi.org/10.5902/2236130843395

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